JOÃO VANDUNEM (1952-2013)

João Van-Dunem

Faleceu na Alemanha, no dia 8 de Fevereiro de 2013, vítima de doença prolongada, o nosso querido companheiro João, que esteve presente no germinar desta ideia da Associação 27 de Maio e do seu site.

Como disse o nosso amigo Reginaldo, “fomos todos hóspedes da mesma cadeia de 1977”, o que ajudou a forjar ao longo dos anos as amizades. Fica na nossa memória a sua voz calma de inconfundível tom baixo, que nos ajudará a suportar o vazio da sua ausência, a que não nos queríamos habituar.

Para ele o nosso eterno abraço.

Para a família, a Associação 27 de Maio manifesta o seu mais sentido pesar e endereça as suas sentidas condolências por esta perda irreparável.

Alguns dados Biográficos

– Nasceu a 1 de Outubro de 1952 em Luanda.

– Fez os estudos secundários no antigo Liceu Salvador Correia em Luanda.

– Participou na luta Anticolonial tendo integrado as células do M.P.L.A. que operavam no interior de Angola.

– De 1975 a 1977 frequentou a Academia Militar em Cuba.

– Esteve preso entre 1977 e 1979 na sequência do chamado “golpe de estado de 1977”.

– Licenciou-se em Jornalismo na Escola Superior de Meios de Comunicação de Lisboa e fez em 2001 o MBA pela Ashridge Business Scholl da Grã-Bretanha.

– Ingressou no jornalismo no extinto jornal “A Capital” . Na década de 80 foi cofundador do “África Jornal” em Lisboa e colaborou com várias publicações jornalísticas portuguesas dinamizando a informação sobre Angola.

– Teve uma importante posição na BBC, em Londres, durante mais de 20 anos, onde foi jornalista sénior, subdiretor e diretor do serviço em português para a África, desempenhando um papel de primeiro plano na divulgação da informação sobre os países africanos de expressão portuguesa e especialmente sobre Angola.

– De 2006 a 2008 dirigiu a delegação da BBC em Luanda como Diretor da Fundação do Serviço Mundial da BBC.

– Em 2008 regressou definitivamente a Angola para assumir as funções de Diretor do grupo “Media Nova”, passando em 2009 a assumir as funções de PCA deste grupo de comunicação social, cargo que ocupava à data do seu falecimento.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.