Lista dos desaparecidos
26.05.2004
1ª versão «Em Preparação»

- Categoria Desaparecidos
Comentários
134 Reacções a “Lista dos desaparecidos”
Deixe um contributo
26.05.2004
1ª versão «Em Preparação»

- Categoria Desaparecidos
134 Reacções a “Lista dos desaparecidos”
Deixe um contributo
Visitas Totais
Esta sera uma materia muito dificl de se compor, mas valera a pena comecar nem que seje pelo menos por 10% do total. Poderao tambem solicitar auxilio de familiares e amigos das vitimas. Obrigado.
Um dos desaparecidos é um dos que anda na SANZALANGOLA, que foi apoiante do Nito Alves, convencido de que se ele ganhasse, isto é a intentona contra o Agostinho Neto, fosse avante, ele poderia ter um cargo político em Angola. Na semana que Agostinho Neto, deu para se apurarem responsabilidades, ele pôs-se ao fresco para Portugal, onde vive à custa do Turismo de Habitação. Tem mesmo uma casa, que aluga aos Portugueses e não só, Casa essa, que deve ter sido subsidiada com os Fundos Comuninários (a fundo perdido) da CEE. Ele como estrangeiro, como se intitula, beneficiou de dinheiros que eram para Portugueses.
Seria interessante saber o nome do “Cavalheiro” que tem essa casa de Turismo de Habitação, deve ser do tipo do Camaleão, pois deve ter a dupla nacionalidade.
Abraço a todos (as) ANGOLANOS (AS)
Alô Paulo Santos, sou um sobrevivente dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977 e acabei de ler agora o teu comentário, e fiquei bastante confuso com o que dizes “… Na semana que Agostinho Neto deu para se apurarem responsabilidades…”. Como assim ?!!! Semana que se prolongou por cerca de dois anos, apuramento que consistiu em assassinios em massa, torturas à boa maneira da PIDE, terror institucionalizado em toda a população – não houve familia que não tivesse sido atingida por esta barbárie!
Vê lá se me esclareces que apuramento de responsabilidades foi esse, pois que até o resultado da Comissão de inquérito ao dito “fraccionismo” foi inconclusivo!
Estou a ficar impaciente, porque sempre que visito o vosso site não encontro nenhum dos desaparecidos, eu acho que vocês poderiam por pelo menos matéria que já têm, nem q for 10 desaparecidos.
Meus Caros
Este espaço terá sem dúvida uma lista de pessoas realmente desaparecidas, mas para tal é necessário que a sociedade civil se auto responsabilize a fazê-la de forma correcta, já que o Estado nada faz.
Essa lista é extensa, muitos nomes são sobejamente conhecidos, muitos rostos e nomes já estão neste site revelados.
A lista está a ser preparada de forma consistente.
É urgente que todos os que, de boa fé, apoiam esta iniciativa da Associação 27 de Maio, peçam a colaboração de familiares e amigos das vítimas para que,dêm na rúbrica TESTEMUNHOS , que estará disponível no próximo aniversário do 27 de Maio, o seu contributo a este trabalho sério.
Este será o nosso contributo,ainda possível, para a futura Entidade Independente, que sabemos será um dia criada em Angola.
Assinem o Abaixo Assinado na rúbrica do Site “PETIÇÃO”
Por favor publiquem a lista dos desaparecidos. Força e continuem com o bom trabalho.
Gostaria de saber se voces conheceram um individuo que era, se a memória não me falha comandande da PM, e que também foi morto no 27 de Maio, penso que se chamava MANUEL VELOSO. Quem souber alguma coisa relacionada com ele por favor manda-me um email:mandume69@hotmail.com. obrigado
Agradecia que se incluisse na vossa lista de desaparecidos “Paulo Miguel Fernandes” mais conhecido por “Mandrake” foi meu pai que também sumiu depois do 27 de Maio deixou-me com 2 meses. Se alguem o conheceu ficaria feliz de ter mais informações sobre ele.
Obrigada
Este dia foi o dia mais triste e dificil da minha vida. É o dia em que faço anos, e o dia em que perdi o meu marido. Ele chamava-se Virgilo Maio Santiago Neto. O Inesquecivel “GILO”
Para a mulher do “GILO”: agradeço que nos contacte para o nosso endereço privado (geral@27maio.org) dando-nos um meio para entrar em contacto consigo (endereço e-mail, por ex.), possibilitando-nos completar as informações àcerca do seu marido, de forma a publicarmos a sua biografia, tornando a lista de desaparecidos/assassinados muito mais rigorosa.
Mais uma vez venho prestar a minha insatisfação pelo facto da associação 27 de maio não publicar a lista dos desaparecidos, que penso eu que ja têm alguns nomes que poderiam publicar, isto leva-me a querer que vocês devem estar a sofrer pressões de alguem ou de uma instituição para não publicarem, porque sempre que visito o vosso (nosso) site qual não é o meu espanto a não ver pelo menos 1 nome, por favor publiquem a lista que vocês ja têm não é preciso esperar para encher a lista.
Estamos todos ansiosos que saia a lista dos desaparecidos do 27 de Maio, para sabermos realmente quem morreu nesse dia, nós angolanos só não sabemos porque os nossos pais não queriam que nós soubessemos, porque eles sabem de tudo. Ainda bem que existe essa associação da qual eu queria se fosse possivel fazer parte, aguardo resposta.
Mas essa lista sai ou não sai então tanto tempo para sair uma lista.
Infelizmente não conheci nehuma das pessoas que agora os seus familiares procuram informações. Seria interessante que a associação começasse a publicar os nomes daqueles que tem a certeza que desapareceram. Se não tiverem os dados todos não faz mal, ponham o apelido, a alcunha, o nome de guerra, o sitio onde moravam ou o nome dos pais ou da mulher ou marido ou a profissão.Tem de começar por algum lado. Força, estão a fazer um bom trabalho. Mais uma vez apelo a todos os visitantes que assinem a petiçao, não é necessário ser angolano ou ter sofrido na pele basta ser a favor dos direitos humanos.
Ola meu nome é Rosalina, nasci em España e precisava saber se voces têm informação sobre um homem chamado Raul Amado que desapareceu em 1988 em Angola e eu queria saber se está vivo ou alguma informação sobre ele. É o meu pai e espero uma resposta. Obrigada!
Nestes 30 anos pós 27 maio quero saudar a associação, pela coragem e persistência em continuarem a tratar deste assunto tão doloroso para todos nós angolanos e portugueses. Agora que sairam 2 livros sobre o 27,espero que contribuam para esclarecer algumas mentes que continuavam a pensar que isto era ficção ou uma alucinação . Por isso meus caros leiam com atenção.
Exmo senhores
Eu sou cidadao Angolano residente em Londres, aquando do fraccionismo em Angola, eu na altura tinha 14 anos de idade foi um acontecimento triste de ter seguido.
Caros leitores, acho que alguns destes assasinos ainda continuam em vida como o caso do Onanbwe, Ludi kissasunda e outros, eles tem que justificar-se perante a nacao angolana o porque da morte de tantos cidadaos angolanos?
Como foi possivel numa fase de unidade nacional, vindo de uma independencia tao recente de 2 anos, os ditos verdadeiros donos de Angola, assasinar os filhos queridos de Angola como: Nito Alves, Ze Vandunem e outros.
Caros amigos eles terao que ser julgados por tudo que fizeram aos nossos irmaos.
oi gostaria de saber se vcs tem noticia da Vera Lucia Inacio Pereira. Filha de Antonio Inacio pereira
e Maria inacio da cruz pereira, pois seus familiares estao morando em goiania, desde quando ela era soltera, saiu de casa e nunca mas tivemos noticia por favor se vcs ficarem sabendo de alguma noticia entra em contato conosco
fone:0.62 3334-1965
62 84480030
ou por esse email
Esta data de 27 de Maio nos faz lembrar como o MPLA foi e é partido ditatura cruel e sanguinario, é muito lamentavél ver os filhos proprio de Angola se juntar continua apoiar este governo fantoche dos créoles.
O povo angolano deve sactionar o mpla-pt se haver elecçôes so assim podemos pedir conta e julgar também condenar todos os traidores do povo que sofre até hoje.
Angola nâo pode ser como na Africa do Sul nos para se reconsiliar primeiro fazer a justiça, recuperar todos bilhoês roubados do povo a uma menoria dos créoles.
Força o povo angolano o vento da democracia vai soprar para nos um dia tenhamos a fê, o Hitler, Salasar,Pinochet,Mobutu,Chescecou etc.. ja passaram havera um dia que vai vindar para o Mpla-pt e as suas bandas.
Povo sofredor hoje amanha sera o teu dia.
Meu tio chamavasse Pedro Mendes Fernandes e foi morto na Tundavala segundo informacoes que conseguimos recolher. Sera que alguem sabe do que se passou com os desaparecidos do Lubango?
Em finais de Agosto, saiu no jornal Diário de Notícias (DN de Lisboa), um artigo sobre o lançamento dum livro de autores brasileiros, com o apoio do presidente Lula, q fala nas atrocidades da Ditadura brasileira. No dia do lançamento, Lula reforçou o seu apoio para q se investigasse a fundo e disse claramente q era necessário entregar os corpos das vitimas aos seus familiares e passar as respectivas certidões de óbito. Seria interesante q Lula aconselhasse Zédu a fazer o mesmo ,sendo o Brasil um país amigo de Angola acho q não será assim tão difícil. Entretanto, todos nós da socidade civil deveríamos apoiar esta causa pq sem este trauma resolvido Angola não vai evoluir socialmente nem culturalmente , somos apenas uma terra onde se fazem grandes negócios da china ,não somos um Povo Unido, fomos torturados, expoliados, continuamos amordaçados, silenciados.
NÃO EXISTIMOS
Viva! até q enfim .. ressuscitaram, cheguei a pensar q tinham desistido desta causa.
Bem hajam por tudo o q tem feito. Os mortos, os mortos-vivos e os vivos agradecem.
Não desistam nunca q a verdade há-de chegar, está quase, já faltou mais.
Gostei imenso de ter visitado a vossa pagina, espero que voces publiquem toda a historia sobre este dia, porque existe muitos jovens que não sabem da mostruozidade destas pessoas, que são os nossos governantes.
Caros compatriotas,
este é sem dúvida um período negro da nossa história que todos os angolanos queria que nada dissso teria acontecido, como é possivle irmãos lutares todos juntos para uma única causa “Independência” e depois matam-se pelo poder… é triste é doloroso o que a história nos apresenta,a pelo aos membros desse Site, se possível reunirem aquilo que sabem sobre este período e constituirem um documento com todos os relatos, para que todos os angolanos possam ter conhecimento do que aconteceu.
li em elgures dos relatos que o comportamento do nosso governo até hoje tem reflecções, todos nós tememos em enfrentar estes assassinos porque sabemos do que eles foram capazes.
mas enganam-se pois já existe uma nova classe de jovens intlectuais aquela jovens intlectuais que estavam dispostos a levantar este país que outrora foram esmagados estão de volta, com outros nomes outras formações mais corajosos, são os nossos filhos que se formaram estão de volta, estes meus senhores procuram saber da nossa história e não são famintos, não são mendigos… estes por quem se esperam farão a mudança e julgarão os assassinos…
não deixando de analtecer o vosso grande esforso em manter este Site, aproveito para 1º pedir se possivel enviarem-me, o dossier 13 Teses da minha defesa.
2º se souberem de algo sobre Adriano Pereira da Silva mais conhecido por Pierre, felem dele se poderem.
continuação, um dia a verdade ganhará (com muita tristeza)
Sei que milhares de Angolanos desapareceram no 27 de Maio ate inclusivo musicos revolucionarios como Davide Ze, Urbano De Castro e Arture Nunes e tantos outro sera que ha explicacao destes Angolanos que tanto lutaram pela dignidade e direito do proletariado ou operario e campones do povo Angolano.
PROCURO MINHA FAMILHA POR MAIS DE 30 ANOS JA NAO SEI OQUE FASER EU TENHO 41 ANOS MEUNO MARIA FERREIRA NOBRE MEUS PAIS CHAMA JOAO FERREIRA NETO MAE NATALIA FERREIRA NOBRE NAO SEI ONOME DE MEUS IRMAOS SO MENTE ONOME DE MINHA IRMA MAIS VELHA E AURIA FERREIRA NOBRE EU MORAVA NA CIDADE DE PREDO GOMES MATO GROSSO DO SUL QUANDO MINHA MAE DEU EU ENBORA EU TINHA ENTRE 09OU 10 ANOS HOJE EU SOU CASADA PELA SEGUNDA VEIS TENHO TREIS FILHO MARAVILHOSOS E AUNCA ALEGRIA QUE TENHO MINHA MAE ACHOU QUE EU TERIA UMA VIDA MELHOR MAIS O QUONTRARIO EU TIVE UMA DE CAO EU FASSO UM APELO SE CONHECER AUGUEM COM ESSES NOME POR FAVOR ENTRA EM CONTATO TEL-019-34667613OU96287277 EMAIL THAMARA-NWK@YAHOO.COM.BR CIDADE NOVA ODESSA SP MUITO OBRIGADO ASS MARIA FERREIRA NOBRE
todo o mundo sabe que o gilo santiago andava com um tanque na noite de 26 para 27 para matar o iko carreira.so que nao conseguio e foi preso estando esta hora na paz de deus.a senhora q pergunte aos cunhados guina esansao.agora digam o q fazia o gilo com tanque naquele dia?SABE A MENTIRA TEM PERNA CURTA.REALMENTA NETO TINHA RAZAO PESSOAS PESSOAS DESTE CALIBRE Q FAER C ELAS.
Histórias de vidas,…de um lado e do outro…papalaguis!!!É a ambição que fez tudo isto,…eu estive lá,….não falem da boca para fora,…aquilo que não sabem…além disso, a história, é o melhor juíz!Obrigado
Sou portugues e moro no Brsil desde 1962, meus pais e meu irmão desapareceram em Angola foram assasinados no primeiro dia de revolução março de 1961, so escapei porque estva em um colegio interno longe da fazenda em que meu pai trabalhava até hoje não sei da verdade dos fatos vim para o Brasil assim que meus parentes me resgatarm de la o governo portugues nunca se interessou en esclarecer nada nunca recebi nem um atestado de obito de minha familia, o nome de meu pai era Adelino Gomes tinha 36 anos e era Brasileiro,filho de portugueses viviam na aldeia de Vassal Distrito de Valpassos minha mãe chamava- se Germana Coutinho Gomes e tinha 35 anos, meu irmão tinha 5 anos e chamava-se Fernando Coutinho Gomes como disse até hoje não sei o que aconteceu a eles, gostaria quem sabe de contatar com alguma associação ou entidade que esteja disposta a ajudar a forçar o governo Portgues a me dar pelo menos o atestado de obito e reconhecer formamalmente que eles estão mortos ou desaparecidos
Manuel Guilherme Coutinho Gomes
55 anos de idade
meu Endereço e Jundiai São Paulo Brasil
meu telefone de contato 00551191479688
ANTONIO FERREIRA CARNEIRO, ESTA SENDO PROCURADO PELA IRMA, MARIA ILZA MOREIRA. ELA ESTA DESEPERADA, E O UNICO IRMAO VIVO QUE ELA TEM. QUEM TIVER NOTICIAS DELE FAZER CONTATO COM O TELEFONE 38 88064633 OU 38 32124633 FALAR COM SUA FILHA ALBARONE.
Poça! O raio da lista deve ser mesmo difícil de fazer. Tendo sido mortos para cima de 30.000 pessoas (é o número mais frequentemente apontado nos livros sobre a matéria) espanto-me que nesta série de comentários só se dê conta do desaparecimento de meia dúzia de pessoas.
O cidadão a que se referem com o turismo de habitação não será o Karipande? Cliquem aqui e procurem-no.
Marques Correia…O brigado por teres dito a estes anónimos quem sou, porque na realidade ele não passa de uma daqueles idiotas que não sabe o que diz.
No 27 de Maio de 77 nem estava em Angola sequer, e sobre esse assunto poucas vezes emiti a minha opinião, a não ser ter feuto uma abordagem sobre o livro do Botelho, para o Novo Jornal, onde sou colaborador regular.
Peço ao Fuso que comece a exigir alguma responsabilidade do que aqui se diz, porque de facto o que esse Anónimo e um tal Jota dizem mereceriam uma lição para aprenderem a não cuspirem para o ar.
Para que se saiba sou o Presidente da AG da associação dos antigos alunos do Salvador Correia…Como vem não me escondo, coisa que nunca fiz na vida!
Fernando Pereira
Ñ quero mto, só quero saber o local onde meu pai foi enterrado.
gostaria de publicar a sentença de fuzilamento de meu pai + ñ sei o ki devo fazer…
Quero saber noticias dos familiares do meu saudoso Augusto Roque Kapooso,acho que tem uma irmã de nome Isabel,cuja mãe foi enfermeira no Huambo,que me escrevam para o meu e-mail:portugalbatalha@hotmail.com
Um abraço Rui
Procura-se por Adao Oliveira dos Santos, desapareceu dia 18/05/2009, veio da Bahia com o ituito de buscar a mãe que esta, aqui em São Paulo na casa da filha em tratamento só que ele teve um surto e sai de casa,não conhece nada, melhor dizendo não sabe andar na cidade pois veio de uma pequena cidade do interir da Bahia, com o nome de Igatú,ele deve ter aproximadanente 36 anos. ajuda nos a ver se encontramos, pois a mãe esta muito preocupada. ele estava com a irmã que mora em OSASCO no Bairro das Flores.
meu tel.11 3981-1322
end.Rua Hugo Van Der Gões,270 Vila Penteado SP
obrigada!
o meu end de e-mail ruthalmeida_41@hotmail.com
Reinaldo dos Santos Pereira 21.05.2009 – 03:48:31
Procura-se por Adao Oliveira dos Santos, desapareceu dia 18/05/2009, veio da Bahia com o ituito de buscar a mãe que esta, aqui em São Paulo na casa da filha em tratamento só que ele teve um surto e sai de casa,não conhece nada, melhor dizendo não sabe andar na cidade pois veio de uma pequena cidade do interir da Bahia, com o nome de Igatú,ele deve ter aproximadanente 36 anos. ajuda nos a ver se encontramos, pois a mãe esta muito preocupada. ele estava com a irmã que mora em OSASCO no Bairro das Flores.
meu tel.11 3981-1322
end.Rua Hugo Van Der Gões,270 Vila Penteado SP
obrigada!
o meu end de e-mail ruthalmeida_41@hotmail.com
quero imfomaçoes de sr latter mobutocai expotador
informaçoes de latter nobutocai
procuro meu PAI: Miguel Ângelo Marques de Pitta Simões desaparecido após ter sido buscado a casa em 27 de maio de 1977.
Procuro saber sobre meu pai Carlos Jorge Coelho “tio Olimpio” trabalhava no Uige na altura, e desapareceu depois de ter sido levado no 27 de Maio, tinha Eu um mês de vida.
Procuro o meu irmão Francisco Pinto Francisco Foi tropa em Cabinda deixei de ter notícias em 1996
Já que querem nomes vamos aos de Benguela: Rasgado,Faztudo, Rui Neto, Fragoso(jogador do Portugal)Gungo Arão(Comissário Municipal)Teixeira(Bocarra)e miutos mais…etes eram os meus amigoa mais chegados.Foram fuzilados
Neste momento encontro-me em Angola, mais propriamente em Benguela.
Hoje num daqueles momentos de lazer encontrei um sr.branco de olhos verdes que me despertou alguma curiosidade, estava mal vestido, com barba grande e apresentava alguns problemas de saude, depois de uns minutos de conversa acabou por me dizer que era filho de portugueses e que depois da independencia de Angola perdeu o contacto com os familiares. Chama-se Jose Manuel Martins, nasceu em Angola na antiga Santa Comba, Novo Redondo em 21-4-1956, filho de Antonio Jose Martins e de Maria Amelia Martins, naturais de Vila Flor Tras os Montes, diz tambem ter uma irmã com o nome de Maria Carmelina Martins. Deixo aqui este caso na possibilidade de alguem conhecer esta familia. obrigado
Procuro a família da parte da minha mãe, sei pouco, apenas que nasci em Cariamba, a avó era conhecida por KoKolo, tinha outra filha de nome Fátima (Fúti). O nome da minha mãe era Teresa Maria Fernandes tava junta com um branco de nome Manuel tinham 4 filhos um deficiente, o António.
Obrigada.
procuro pela minha familia de parte de mãe maria jose moreira christelo meu tio chama jose maria filhos de maria fernanda chimila e meu avo alfredo coelho (falecido) moravam no luso e talvez durante a guerra em benguela, procuro noticias
Procuro o meu pai Joaquim Duarte Vitor, foi para angola em 1995, esteve no lobango, depois luanda e a ultima vez que soube dele estava em lucapa, temos saudades dele eu já tenho 2 filhos que perguntam pelo avô e tanto no natal como em épocas festivas é triste perceber que falta qualquer coisa. Neste momento nem sei se estará morto ou vivo. Mesmo que tenha familia por angola se ele ou alguém souber dele diga-me, continuamos a ama-lo.
Obrigado
João Victor
É FÁCIL CHAMAR ASSASSINOS AS PESSOAS QUE DIRIGEM O PAÍS, AS PESSOAS QUE TIVERAM RESPONSABILIDADES POLITICAS QUANDO OS FRACCIONISTAS MOSTRARAM A CARA. SE FOSSEM COERENTES DEVERIAM DE FACTO DIZER QUE OS FRACCIONISTAS FORAM UNS COMPATRIOTAS AMBICIOSOS QUE QUERIAM FAZER VALER A SUA VONTADE E DIRIGIR O PAÍS A SUA MANEIRA.TENHAM JUIZO COM REVANCHISMOS NÃO VÃO SER OUVIDOS POIS OS ANGOLANOS TÊM OS OLHOS BEM ABERTOS E JÁ NÃO SE DEIXAM LEVAR POR AMBICIOSOS OPORTUNISTAS E REVANCHISTAS.ESTAMOS FARTOS DE INDIVIDUOS QUE INSULTAM AS PESSOAS BRANCAS OU MESTIÇAS, ESTAMOS CANSADOS DESSE TIPO DE COMPORTAMENTOS, VOCES NUNCA TIVERAM CREDIBILIDADE, VOCÊS APROVEITAM-SE DE ALGUNS PROBLEMAS QUE O PAÍS AINDA ENFRENTA PARA TENTAREM DESTRUIR O MPLA, NOSSA VANGUARDA E FORÇA DIRIGENTE DA NAÇÃO ANGOLANA, SE NÃO FOSSE O MPLA O QUE SERIA DE NÓS? EU NEM QUERO PENSAR NISSO
EPAH!SENHOR LUIS DE SÁ NOGUEIRA,QUANDO DIZES SE NÃO FOSSE O MPLA TE REFERES A QUÊ? VE-SE LOGO QUE ES UM “MENDIGO SOCIAL” SE NÃO SABES O QUE É ISSO ENTRE EM CONTACTO COMIGO PELA MESMA VIA,POIS QUE JA TE VOU DIZER. SE ESSA ANGOLA ,A NOSSA ANGOLA,ESTÁ ASSIM É POR CAUSA DESSE TAL DE MPLA, ESTAMOS PERDIDOS,MAS DE UMA COISA TENHO CERTEZA, UM DIA ALGUEM VAI PAGAR CARO, JA TE DIGO UMA COISA AQUI O CRIME VAI SER TRANSMISSIVEL…ALGUEM VAI PAGAR QUE MORRAM OS PROTAGONISTAS MAS AI DOS FILHOS DESSES ASSASSINOS…ESSES SÓ SE MUDAREM DE NOMES E DE SEI LÁ O QUÊ MAIS! ESTOU COM OS DO 27 DE MAIO…PERDI FAMILIA E MUITA FAMILIA QUE NA PROXIMA TRAGO ALGUNS NOMES CONHECIDOS TANTO DOS MEUS QUE SE FORAM TANTO DOS QUE OS LEVARAM, PASMEM, ELES VÃO A NOSSA CASA COMO SE DE AMIGOS SE TRATASSEM AFINAL FORAM OS MESMOS QUE LEVARAM OS MEUS PARENTES…VAI SER UM ESCANDALO!!!!
Parabems a voces por este trabalho, so digo o presidente LULA e simplsmente uma maionete no meio
de tanto Ladrao brasileiro, que digo e um zero a
esquerda,Porque ele sempre bota Raposa para tomar
canta do galinheiro, esuqeça ajuda do Brasil, um
forte abraço, Habibi
Prezados,
Há anos procuro, em vão, notícias de um grande amigo angolano que residia em Luanda, de nome “MARTINS TAVIRA MANUEL”. Ele era da marinha angolana, trablhava com telecomunicações. Desde 1986, quando tive o último contato, procuro notícias. Alguém que possa ajudar-me. Agradecerei imensamente.
procuro meu pai com o nome de Jose Maria martins ou Antonio maria Martins esteve na tropa na provincia do Uige antiga (Carmona)no Negage e Bungo ele possivelmente tenha nascido em Guimarães ou Gondomar eu nasci no Bungo em 1964 minha mãe Maria da Conceição Camacho,acho que tinha como apelido Magalhães ou Guimarães por ser de Guimarães. Quem souber do seu paradeiro, ainda que seja pobre, pedinte quero saber do meu pai tenho possibilidades de recebelo minha mãe ja é falecida, agora so me resta saber do meu pai meu terminal- 00244923443472
eu neide , procuro meu pai walnier Alecrim de sousa
minha mae chama -se Ana Meira , tenho 7 irmaos q moram em Campinas- SP
ULTIMA VEZ Q ELE FOI VISTO FOI EM SAO PAULO
POR FAVOR NOS AJUDE
OBRIGADA!
SENHOR JOÃO DA LEBRE
ANGOLA VIVEU 40 ANOS DE GUERRA, MORRERAM CERCA DE 1.000.000 DE ANGOLANOS. ANGOLA HOJE UM PAÍS INDEPENDENTE, MUITO TEM A AGRADECER AO MPLA PELO FACTO DE TER UNIDO O PAÍS, TER CRIADO UM SISTEMA DE PROGRESSO PARA QUE NUM FUTURO NÃO MUITO LONGO A MAIORIA DOS ANGOLANOS POSSAM SENTIR-SE RECONFORTADOS E ACREDITAREM NA INDEPENDENCIA. AGORA O SENHOR DIZ QUE AS PESSOAS VÃO PAGAR PELOS CRIMES QUE HOUVE NO PAÍS, O SENHOR ESTÁ DIZENDO QUE É APOLOGISTA DA VINGANÇA, DA GUERRA. VOU ACONSELHÁ-LO TIRE ESSAS IDEIAS DA CABEÇA POIS O POVO ANGOLANO ESTÁ MADURO E NÃO VAI ACREDITAR EM FANÁTICOS E REVANCHISTAS. PODE CRER O NOSSO POVO QUER SEGUIR DE CABEÇA ERGUIDA. OLHE O MPLA QUE O SENHOR CONTESTA GANHOU AS ELEIÇÕES MAIS RECENTES COM 82% DOS VOTOS. ENTÃO É ESSE MPLA QUE O POVO QUER. TENHA PACIÊNCIA O POVO ANGOLANO NÃO QUER MAIS GUERRA
Ok entendo a posiçao do Sr Luis Manuel e o posiçao do Sr Luis da lebre. Um defende o outro ataca mas sim a guerra ja la vai nao mais voltaremos, mas oq ainda vi aki foi alguem dizer o q sera entao do 27 de maio e sobre aqueles por la ficaram como o meu pai e os outros todos. Como Fica?
SENHOR MIGUEL ANGELO EXACTAMENTE O QUE SE PRETENDE É QUE RECONSTRUAMOS TODOS O PAÍS E NÃO APARECEREM PESSOAS A QUEREREM VINGAR OS FRACCIONISTAS. OLHE EU NÃO QTQCO NEM DEFENDO, TENHO AS MINHAS CONVICÇÕES POLITICAS E MOSTRO-AS SEM RECEIOS, O QUE QUEREMOS É QUE A PÁTRIA SE TORNE FORTE E QUE A DEMOCRACIA VÁ AVANTE. AGORA SE DETERMINADAS PESSOAS QUIZERAM DAR UM GOLPE DE ESTADO E FORAM BABADOS O PROBLEMA N~]AO É ACTUAL, AGIU-SE ASSIM NA ÉPOCA. NITO ALVES QUERIA O PODER PELA FORÇA REPRIMIRAM-NO COM A FORÇA, O SAVIMBI QUERIA O PODER PELA FORÇA DAS ARMAS, TEVE TAMBÉM A SORTE Q
QUE MERECE, ENFIM, NÃO VALE A PENA AGORA AS PESSOAS ESTAREM A PROCURA DOS CULPADOS, VIVEMOS OUTRA ERA, ESTAMOS NA DEMOCRACIA, FALAM MAL DO MPLA, AS MINORIAS POIS AGORA NA DEMOCRACIA ESSE MPLA É O VENCEDOR, O POVO NÃO ERRA O POVO ELEGE QUEM MERECE, COMO TAL, TEMOS QUE COMPREENDER QUE DESGRAÇAS HOUVE EM TODO O LADO E INTERESSA É QUE A FILA ANDE E A NAÇÃO FLORESÇA.
AS PESSOAS QUE CLAMAM POR VINGANÇA ESTÃO ULTRAPASSADAS, AGORA A HISTÓRI É OUTRA A NAÇÃO DEU A VOLTA POR CIMA E O QUE QUEREMOS É QUE ATRAVÉS DA DEMOCRACIA SE CORRIJAM OS ERROS DO PASSADO. OS SENHORES DA UNITA FICAM MUITO ZANGADOS MAS A VERDADE É QUE SE CONTINUAREM COM O DISCURSO VINGATIVO ATÉ VÃO DESAPARECER DO MAPA E EU PREVEJO QUE ISTO VAI ACONTECER EM 2012. A NÃO SER QUE O SAMACUVA E OUTROS QUE ESTÃO A FRENTE DA ORGANIZAÇÃO MUDEM O , AGORA A ELOGIAREM O SAVIMBI VÃO TER O MESMO ENTERRO QUE ELE, OU SEJA A UNITA VAI DESAPARECER O POVO ANGOLANO NÃO VAI QUERER MAIS PESSOAS OU PARTIDOS QUE QUEREM LANÇAR CONFUSÃO NO NOSSO MARTIRIZADO PAÍS
VERIFICO COM TRISTEZA MUITA GENTE A PROCURA DE SEUS FAMILIARES. ISTO É LEGITIMO, SE TIVERMOS EM CONTA QUE HOUVE GUERRAS BRUTAIS, HOUVE UMA UNITA QUE MATOU A SEU BELO PRAZER, NINGUEM DESCONHECE, HOUVE OUTROS QUE TAMBÉM PARTICIPARA NESTA CONFUSÃO, NOMEADAMENTE O NITO ALVES, A FNLA TAMBÉM FEZ O SEU BOCADO NO NORTE, ENFIM FOI MUITO DIFICIL ISTO, O QUE TEMOS QUE TER CUIDADO É DE FACTO NÃO APROVEITARMOS ESTA ÉPOCA PARA QUERER COLOCAR LUME NA FOGUEIRA. PERGUNTEM SÓ O QUE A UNITA FAZIA QUANDO OCUPAVA REGIÕES DO PAÍS, LEMBREM-SE AS PESSOAS QUE ESTIVERAM SUBMETIDAS A ELES, A LEI DO CHICOTE, O DESRESPEITO AS NORMAIS MAIS ELEMENTARES DA DIGNIDADE HUMANA. AGORA PERGUNTO, SERÁ QUE AS PESSOAS QUE ESTIVERAM SUBMETIDAS A ESTE TIPO DE DOMINAÇÃO ALGUMA VEZ VÃO VOTAR MAIS NA UNITA? ISSO NÃO VAI ACONTECER POIS O POVO ANGOLANO NÃO É BOBO, E AGORA QUE AS PESSOAS VÃO CONVERSANDO UMAS COM AS OUTRAS POIS O DITO GOVERNO DO MPLA ESTÁ RECONSTRUINDO AS ESTRADAS E A POPULAÇÃO CIRCULA, VERÃO QUE EM 2012 A UNITA DESAPARECE. TENHAM PACIENCIA O MPLA É MESMO AQUELE QUE ERGUE A NAÇÃO ANGOLANA, ATÉ UM DIA APARECER OUTRO, MAS NÃO É UMA UNITA, MUITO MENOS UMA FNLA QUE ESTÁ A DESMORONAR-SE SÓZINHA, UM PRS CHEIO DE MACAS, NÃO TENHAM DUVIDAS AGORA A AVANGUARDA DE ANGOLA É MESMO O MPLA E NÃO TENHO CULPA DISSO, O QUE É VERDADE É PARA SE DIZER. DEIXEM DE QUERER ENUMERAR DEFEITOS, O POVO CONHECE QUEM SÃO OS PARTIDOS QUE NÃO OS DEFENDEM, O POVO CONHECE E COMO TAL, O QUE SE PRETENDE É MUDAR A LINGUAGEM. NINGUEM IGNORA QUE EXISTEM ERROS MAS QUALQUER ANGOLANO CONSCIENTE DEVE AJUDAR A CORRIGIR OS ERROS E NÃO ENFRAQUECER A NAÇÃO. HOUVE UM IGNORANTE QUE ESCREVEU DIZENDO QUE NA ÉPOCA O NITO ALVES ERA HOMEM CAPAZ PARA SUBSTITUIR AGOSTINHO NETO. QUE ATOARDA,A LIVRE EXPRESSÃO DEVE EXISTIR MAS AS PESSOAS TÊM QUE METER NA CABEÇA QUE OS ANGOLANOS JOVENS ESTÃO TODOS ESTUDANDO E COMO TAL NÃO É MEIA DUZIA DE DESCONTENTES QUE IRÃO MUDAR AS MENTES DO MEU POVO
Sr Luis Nogueira. dou lhe razao mais uma vez no diz acima. Penso que nao se deve vir a este site tentar a descordia entre angolanos nem provocar revanchismos. (acredito) que nao é para isso que ele existe. Deve se encontrar caminhos para esclarecimentos passivos sendo o MPLA o partido da democracia. É sim o partido no poder e é o partido do trabalho tambem. Trabalho esse q os nossos olhos veem todos os dias quando saímos de nossas casas.
existe muita gente neste momento que quer culpar alguem pelo que se passou no 27 de Maio.
Uns pela dor de ter vivido, outros pelas perdas familiares.
O livro do Dr. Michel (nuvem negra) é um drama muito muito triste. Faz me pensar.. Tera o meu pai passado por isso? Verdade? Mentira?
É preciso lembrar que um país em guerra é um país em guerra e em tempo de guerra nao se limpam armas. Isto quer dizer que nao se podia reconstruir um país estando a destruílo ao mesmo tempo.
Mas agora o governo esta a mostrar que os Angolanos afinal nao so tinham um sonho mas a realidade de um futuro melhor as portas.
É muito natural que apareçam agora controvérsias e desavensas.
Mas nos MPLA temos de mostrar que realmente somos superiores e passivos acima de tudo porque a guerra ja la vai e nos ja nem armas temos.
eu acredito que o meu gorverno vai dar uma solução e uma explicaçao. Um dia.
Agora tenho de dizer que venho a este site a procura de informações que possam indicar o destino do meu progenitor.
Por mais incorrecto que ele fosse com os seus comparsas acho que todo filho tem o direito de saber para onde nao importa a agora como, mas a onde esta? ou a onde ficou o meu pai?
O porque vem depois, porque nao tenho nem nunca tive informaçoes que o meu pai tivesse participado em tais organizaçoes desorganizadas. Mesmo porque a dotrina que
me foi passada foi a do MPLA de Dr.Antonio Agostinho Neto.
pelos vistos quando se trata de 27 de Maio gera se logo comentarios acima descritos complicados de se perceber ou interpretar. Ouvi mesmo muitos dizer frases como (Xe menino não fala politica) ou ta calado e cala-te.
Mas trata-se do meu PAI Miguel Angelo Marques de Pitta Simões.
Igual a muitos que têm em suas casas de livre expontanea vontade e outros que ate os deixam nos lares a morrem na solidão.
So que de mim foi amputado sem mais.
Por isso aqui venho a procura apenas isso.
Digo mais..
OK SR. MIGUEL ANGELO É ASSIM QUE DEVEMOS SER, EDUCADOS UNS PARA OS OUTROS E LUTADORES POR UM PAÍS MELHOR. LAMENTO PROFUNDAMENTE PELA DOR QUE TEM PELA PERDA IRREPARÁVEL DE SEU PAI, ESPERO QUE POSSA DE FACTO SER ESCLARECIDO POR QUEM DE DIREITO, OXALÁ QUE ISSO ACONTEÇA OS MEUS AGRADECIMENTOS
Meus caros.
Já lá vão 35 anos que deixei Angola (exactamente a idade da minha filha mais nova, nascida na Gabela). Mas o meu coração continua lá. Onde tudo , desde o nascer ao pôr do sol tudo era belo.
Terminei a minha presença em Angola na cidade satélite (assim era conhecida) Viana. Trabalhei no anco Comercial de Angola e conheci um moço novo, então recentemente admitido no mesmo banco de nome José Neto. Não me lembro de outros nomes que possa ter.
Como cada vez mais o mundo se torna mais pequeno,acredito que até ele possa vir a ler este meu pedido.
José Neto, que trabalhaste comigo no Banco Comercial de Angola em Viana, se estiveres a ler este pedido, entra em contacto comigo pelo meu endereço. Teria muito gosto de voltar a conversar contigo
siarom1801@hotmail.com
Já perguntei ao Dario que era o gerente na altura, mas não me soube dizer nada deste moço.
Um grande abraço a todos, do tamanho dessa terra que se chama ANGOLA
Meus irmãos Mateus Kiwato(Coordenador da jota do Bairro Azul-Malange-Angola), João Kiwato, Paulito Kiwato todos foram assinados pela mão do MPLA.O carrasco deles foi o Laborinho e o Miguel de Carvalho actuias Vice do Interior para os bombeiros e o vice da comunicação social. Ambos foram terriveis na DISA em Malanje.
Domingos Kiwato
É PÁ LÁ ESTAMOS NÓS A LEVANTAR PROBLEMAS, A ACUSAR PESSOAS, A ACUSAR O MPLA, VEJAM SÓ O SENHOR DOMINGOS KIWATO, EU SEI QUE ESTÁ SOFRENDO MUITO PELA PERDA DE SEUS FAMILIARES, MAS UMA COISA DEVEMOS TER CUIDADO É NAS ACUSAÇÕES QUE FAZEMOS. ACUSAR O CAMARADA LABORINHO DOS BOMBEIROS DO PAÍS DE ASSASSINO, É PRECISO PROVAS, NÃO DEVEMOS ACUSAR AS PESSOAS SÓ PORQUE ALGUEM INVENTOU OU DISSE QUE VIU, SE CALHAR AQUELE QUE DISSE QUE VIU É O VERDADEIRO ASSASSINO. EU VIVI EM MALANJE, NÃO NA DATA DOS ACONTECIMENTOS, OU SEJA VIVI NESSA MARAVILHOSA TERRA DE 1982 A 1990. ADOREI O POVO DE MALANJE, POVO HUMILDE E GENEROSO, POVO QUE ME ACOLHEU COM MUITA AMIZADE. EU FUI DELEGADO DAS FINANÇAS NESSE PERIODO E SENTI-ME MUITO FELIZ EM VIVER EM MALANJE. TENHO INCLUSIVAMENTE UM FILHO MALANJINO. TIVE ALGUNS PROBLEMAS, ACUSAÇÕES, COISAS DA ÉPOCA MAS NUNCA ACUSAREI O MPLA POR AQUILO QUE ME ACONTECEU. SOU MADURO, SEI PERFEITAMENTE QUE HOUVE FASES DIFICEIS NAS NOSSAS VIDAS. EU SEI QUE O LIBERDADE QUE POR ALI ANDOU NÃO FOI PESSOA AMIGA. PACIÊNCIA TUDO PODE ACONTECER, MAS UMA COISA EU TENHO A CERTEZA NÃO POSSO ACUSAR O MPLA PELOS PROBLEMAS QUE TIVE EM MALANJE, COMO TAL NÃO PODEMOS ACUSAR O CAMARADA LABORINHO COMO DE UM CRIMINOSO SE TRATASSE, NEM EU POSSO QUERER QUE O LIBERDADE SEJA AFASTADO SÓ PORQUE NÃO NOS ENTENDEMOS. TEMOS QUE TER CUIDADO COM A LINGUA. PROBLEMAS TODOS TÊM, AGORA PROVAR ACUSAÇÕES TÃO GRAVES, É INCORRECTO. O PAÍS NASCEU COM PESSOAS IMPREPARADAS, UM DOS CASOS É O LIBERDADE, PACIÊNCIA JÁ É BOM ELE TER TIDO CORAGEM PARA ACEITAR CARGOS QUE SÃO DEMASIADOS PARA ELE, ISTO É A MINHA VISÃO. PACIÊNCIA EU NÃO GOSTO DO LIBERDADE, NEM QUE SE VESTISSE DE POMBO MAS UMA COISA É CERTA PELO FACTO DE EU NÃO GOSTAR DELE, NÃO TENHO O DIREITO DE ACUSÁ-LO, VILIPENDIÁ-LO, EU NÃO TENHO ESSE DIREITO, MUITO MENOS AS PESSOAS TÊM O DIREITO DE CHAMAR CRIMINOSOS A PESSOAS QUE DIRIGEM INSTITUIÇÕES NACIONAIS. VAMOS MAIS UMA VEZ TER RESPONSABILIDADE. ESTAR TRISTE É UMA COISA, SER PRECIPITADO É OUTRA. BEM HAJA POVO ANGOLANO.
Senhor Luís Nogueira,
Cumprimentos
Se o senhor viveu em Malanje, eu nasci lá e sai em 1976 para os estudos para o Leste da Europa.Sou não fui fuzilado porque em 1977 não estava em Malanje. Perdi três irmãos: Mateus Kiwato. João Kiwato e Paulito Kiwato,(todos fuzilados) Quem os fuzilou? Mesmo que eles tornaram contrarios na altura ao capitalismo selvagem que alguns camardas já pretediam impletar no país( Veja que país temos) gosta de ver o país assim?
Acho que o senhor não tem noções do que a DISA fez em Malanje. A DISA é uma Instituição que tinha a sua frente homens, e são estes homens que cometeram o assassino em Malanje. Havia dirigentes e temos de responsabiliza-los, a partir do seu lider frouxo e vingativo sem escrupulos a que V.Excias apelidam de Herói Nacional.
Para que estamos a nos furtar ao debate nacional sobre o 27 de Maio. Que se crie a Comissão de verdade e tudo acabará.
Queremos apenas enterrar os nossos ente queridos porque eles não são ratos, na tradição africana os mortos têm que enterrados pelos seus parantes.
O 27 de Maio foi pior que o 61.
Abaixo os assassinos e seus defensores
Viva a liberdade e paz esperitual .
Irmão João de Lebre, estou contigo.Vivi no exilio de 1976 a 1992 porque a familia Kiwato era tida como Fraccionista. Meus familiares pediram para não regressar e em 1992 por causa da minha posição relativamente ao MPLA foi conotado como sendo da UNITA.Nunca e jamais poderei pertencer a um Partido de raizes como a UNITA.Em Angola só haverá paz espirutual quando os assassinos forem julgados. O tempo dirá e o 27 de Maio será recontado e este povo que esta sendo manipulado será o mesmo que se vai opor. Lembram-se do 25 de Abril em Portugal, também os dirigentes diziam que o povo estava com eles.No entanto, a Revolução de cravos saiu!!!
Gostaria de ter um encontro pessoal com o senhor Luís de Sá Nogueira para lhe mostrar as provas em minha posse que me foram dados por um antigo dirigente da DISA em Malnje. Pode ser?
Domingos Kiwato
luis sa nogueira, tu nao es irmao do vasco rafael, o fadista já falecido? estudastes em Carmona/uige na escola comercial, nao e verdade e depois fostes para cabinda e o teu irmao para luanda, nao e verdade. Sou do uige e gostava de te dizer que o teu idealismo e um falhanço,alias ultrapassado e livresco pois nao funcioma na europa e muito menos em africa, trata da tua vida e familia e deixa-te de tretas politicas…!
Se não conheces os fundamentos do 27 de Maio não fale.EstoU disposto a encontrar-me consigo. Pago-lhe o bilhete de passagem até a Africa do Sul onde resido actualmente. Estou disposto a fazer-lhe chegar os documentos que tenho e se depois quizeres leva-os aos teus comparsas.Ve-la se o meu camarada também foi da DISA? Também sei que houve gente muito boa na DISA e por razão de segurança pessoal deles não sito os nomes. São eles que nos passam todos os detalhes.
Abaixo os assassinos e seus comparsas.
É VERDADE ALGUEM DIZ CONHECER-ME, SOU EU LUIS DE SÁ NOGUEIRA. VIVI EM CARMONA ACTUAL UIJE, DEPOIS VIVI EM CABINDA, DEPOIS VIVI NO KWANZA SUL, VIVI NOVAMENTE NO UIJE, VIVI EM MALANJE, VIVI EM LUANDA, ETC. SOU EU MESMO, LUIS MANUEL SIMÕES DE SÁ NOGUEIRA, IRMÃO DO FALECIDO FADISTA VASCO RAFAEL.UMA COISA TENHO A CERTEZA NÃO CONHEÇO NENHUM MANSO GIGANTE, OU SEJA SE POR ACASO RECONHECESTE-ME É PORQUE EU IDENTIFIQUEI-ME. AGORA TU, É BOM QUE FAÇAS O MESMO. QUE LINGUAGEM TRISTE TU USAS,EU POR EXEMPLO SEMPRE VIVI EM ANGOLA E TU? QUE CONHECES TU DE MIM PARA ME CHAMAR IDEALISTA LIVRESCO, ONDE VIVES PARA NOS ENCONTRARMOS…., SERIA BOM PARA TU VERES QUE DE FACTO NÃO SOU NENHUM IDEALISTA LIVRESCO. SERÁ QUE NÃO TENHO DIREITO A TER AS MINHAS CONVICÇÕES POLITICAS? SOU OBRIGADO A PENSAR COMO TU? POIS É O ÓDIO NÃO LEVA A LADO NENHUM. QUE PRETENDEM AGORA VINGAR? VINGAR QUEM? POIS É O QUE O PAIS PRECISA É DE GENTE PARA RECONSTRUI-LO E NÃO DAQUELES QUE SEMPRE SE PUSERAM AO FRESCO E AGORA A DISTANCIS INSULTAM AQUELES QUE NÃO LHES AGRADA. EU ACREDITO E POR VÁRIAS VEZES DISSE HOUVE DE FACTO EXCESSOS. AGOSTINHO NUM DISCURSO NO KWANDO KUBANGO ACABOU COM A DISA EXACTAMENTE PELO FACTO DE TEREM HAVIDO EXCESSOS. COMO TAL VOCÊS NÃO DESCOBRIRAM NADA, O QUE ACONTECEU É QUE DETERMINADAS PESSOAS TIVERAM AS SUAS OPÇÕES E INFELIZMENTE DERAM PARA O TORTO. QUEREMOS QUE AGORA OS ANGOLANOS VIVAM EM PAZ, QUE O PASSADO SEJA DE FACTO ESQUECIDO E QUE POSSAMOS CONSTRUIR UMA DEMOCRACIA DURADOURA QUE JAMAIS SE PERMITAM COISAS IGUAIS OU PARECIDAS.
O MEU EMAIL PARA O DOMINGOS KIWATO. SE DESEJA CONTACTAR COMIGO, TUDO BEM, SERÁ OPTIMO ATÉ PORQUE A TROCA DE IMPRESSÕES A UM NIVEL MAIS RESTRITO SÓ AJUDA. UMA COISA É CERTA ACEITO DIALOGAR, MAS NÃO ACEITO REVANCHISMOS, POLITICAS DE VINGANÇA, ACREDITO QUE TODOS OS ANGOLANOS CONVERSANDO PODERÃO TROCAR IMPRESSÕES VALIOSAS
REPITO EMAIL sanogueira1@hotmail.com
POR VÁRIAS VEZES TIVE O CUIDADO DE DIZER QUE COM LINGUAGEM AGRESSIVA NÃO É POSSIVEL DIALOGAR NEM SEQUER FALAR NUMA DITA COMISSÃO DA VERDADE. COMO É POSSIVEL QUE PESSOAS TÃO AGRESSIVAS, TÃO INSULTUOSAS APAREÇAM DE ÂNIMO LEVE A QUERER FAZER JUSTIÇA. QUE TIPO DE PESSOAS QUE APARECEM AGORA A DIZER QUE ELEMENTOS DA DISA LHES FORNECERAM DADOS SOBRE OS ASSASSINATOS. MEUS SENHORES BRINCADEIRA TEM HORA. AQUELES QUE ESTÃO OBTENDO INFORMAÇÕES DE POSSIVEIS ELEMENTOS QUE DIZEM TER PERTENCIDO A DISA PODEM SER OS PRÓPRIOS ASSASSINOS QUE SÓ ESTÃO BARALHANDO OS INCAUTOS CIDADÃOS ISTO FAZ-ME LEMBRAR DE UMA PESSOA QUE APARECEU A DIZER QUE NITO ALVES FOI ATIRADO DE UM AVIÃO PARA O MAR E ATÉ DIZENDO COM UMA PEDRA. UMA IRMÃ OU DITA IRMÃ DELE APARECEU COM OUTRA VERSÃO ISTO ATÉ DÁ A ENTENDER QUE AS PESSOAS ESTAVAM NUMA PLATEIA A ASSISTIR A TUDO. MEUS SENHORES O 27 DE MAIO FOI EXACTAMENTE A MESMA COISA QUE OS CERCOS QUE A UNITA FEZ A CIDADES TAIS COMO MALANJE E KUITO, OU SEJA O 27 DE MAIO FOI UMA PÁGINA NEGRA DA NOSSA HISTÓRIA. QUEM CONHECE ANGOLA COMO EU, SABE O QUE A UNITA FEZ, ARRASOU TUDO, DESTRUIU O PAÍS NA TOTALIDADE, NÃO HOUVE SANZALA OU LIBATA, NÃO HOUVE VILA COMERCIAL, ENFIM A UNITA DIZIMOU POPULAÇÕES INTEIRAS, O QUE É O 27 DE MAIO AO PÉ DAS CALAMIDADES QUE A UNITA E SEUS COLABORADORES SUL-AFRICANOS FIZERAM.NO ENTANTO A UNITA ESTÁ AÍ DIZ-SE TER TRANSFORMADO NUM PARTIDO POLITICO E CONCORREU AS ELEIÇÕES, AÍ ESTÁ NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA. NO ENTANTO MATOU MILHARES E MILHARES DE ANGOLANOS, CALCULA-SE QUE MORRERAM CERCA DE 1.000.000 DE PESSOAS, O QUE É ISTO AO PÉ DE NUMEROS RELATIVOS AO FRACCIONISMO. É BOM HAVER UM DEBATE NACIONAL, ONDE SE POSSA FALAR DE TODOS OS MALES QUE ASSOLARAM O PAÍS.MEUS SENHORES MAS COM UM UNICO PROPOSITO UNIR TODOS E NÃO DIVIDIR. OLHEM AGORA TAMBÉM APARECEU UM GENERAL QUE DÁ PELO NOME DE SILVA MATEUS QUE QUER CRIAR OUTRO FRACCIONISMO. NÃO PEGA NÃO VAMOS DEIXAR, ACREDITEM, NUNCA FUI DA DISA, NEM DA POLICIA, NEM MILITAR, SEMPRE FUI UM QUADRO DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS.
Em 27 de Maio de 1977, houve coisas horriveis de imaginar.Vi pessoas a tirarem presos da cadeira para fazer mira e atira-los ao rio.Não tenha duvidas sr Nogueira, foram coisas horriveis e nós tinha de aconphar os colegas a ser fuzilados para descobrirmos os outros. Foi isso que nos motivou a não descobrir mais niguém, era prefirivel morrer sozinho.
FORAM DE FACTO COISAS HORRIVEIS. ESTOU DE ACORDO CONSIGO POIS TIVEMOS VÁRIOS EXEMPLOS DE BRUTALIDADE EM ÁFRICA. SENÃO VEJAMOS O QUE ACONTECEU NO BURUNDI E RUANDA FORAM MORTOS MILHARES, LARGAS CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS SÓ PORQUE PERTENCIAM A UMA TRIBO OU ETNIA. O QUE SE ESTÁ FAZENDO, DEVIDAMENTE DOCUMENTADAS AS SITUAÇÕES ESTÃO SENDO JULGADOS RESPONSÁVEIS PELOS ASSASSINATOS.
O QUE ACONTECEU NA SERRA LEOA, NA LIBÉRIA, ENFIM OS MEUS AMIGOS CONHECEM OS FACTOS OU SEJA QUANDO A VIOLENCIA FOI PRATICADA SEM QUALQUER JUSTIFICAÇÃO, TUDO BEM, AGORA MEUS SENHORES O 27 DE MAIO FOI A TENTATIVA DE UM GOLPE DE ESTADO OU SEJA PARA VOCÊS JOVENS SABEREM QUE ANTES DO DIA 27 DE MAIO EM TODO O PAÍS OS FRACCIONISTAS ESTAVAM PREPARANDO OS MILITANTES, SIMPATIZANTES DO MPLA BEM COMO A POPULAÇÃO EM GERAL PARA A TOMADA DO PODER EU ESTOU A AFIRMAR ISTO POIS SEMPRE FUI MEMBRO DO MPLA E NESSA ALTURA AS PESSOAS QUE ADERIRAM A CAUSA DE NITO ALVES ESTAVAM MUITO AGRESSIVAS AO PONTO DE HOSTILIZAREM AQUELES QUE NÃO ADERIRAM A SUA CAUSA. O QUE ACONTECEU FOI VIOLENCIA CONTRA VIOLENCIA OU SEJA OS FRACCIONISTAS AFINAL ESTAVAM A FAZER BLAF OU SEJA A FORÇA QUE DIZIAM TER NÃO CORRESPONDIA A REALIDADE, DAÍ QUE SAIRAM DERROTADOS E FORAM ESMAGADOS, QUERO COM ISTO DIZER SE POR ACASO ELES TIVESSEM A MESMA CAPACIDADE DO MPLA DIRIGIDO POR AGOSTINHO NETO, IRIAMOS ASSISTIR A UM NUMERO DE VITIMAS IGUAL OU APROXIMADO DE AMBOS OS LADOS.GOLPES DE ESTADO OU TENTATIVAS EM AFRICA, SÃO BANHOS DE SANGUE. AGORA AS PESSOAS SÃO INFORMADAS POR OPORTUNISTAS DE QUE O TEU IRMÃO FOI MORTO DESTA MANEIRA O TEU PAI IDEM, ISTO É DE FACTO INACEITÁVEL POIS QUEM ASSISTIU E ESTÁ CONTANDO É PORQUE PERTENCEU AOS EXECUTORES OU ESTÁ MENTINDO POIS EU NÃO ACEITO QUE UMA PESSOA QUE ESTEJA CONTRA QUE VÁ ASSISTIR IMPÁVIDO E SERENO AS BRUTALIDADES. O QUE EU TENHO DITO AS PESSOAS É QUE VAMOS AJUDAR A CONSTRUIR O PAIS PONDO DE LADO O PASSADO TRISTE E CONSTRUINDO UM FUTURO RISONHO, OU SEJA CASAS PARA TODOS, ESCOLAS PARA TODOS, UNIVERSIDADES PARA TODA A JUVENTUDE, FARTURA PARA TODOS É ISTO QUE OS ANGOLANOS PRECISAM E NÃO VIVEREM DO PASSADO. PASSADO É PARA O MUSEU, DEVER-SE-Á CRIAR UM MUSEU DE TODO O PASSADO E ALI FICAR REGISTADO O QUE DE BOM HOUVE E O QUE DE MAUS HOUVE.
NISTO ESTAMOS DESACORDADO. O R KANGUNDO MALANJINO NÃO CONHECEU A DIMESSÃO HUMANA DE NITO ALVES.ATÉ HOJE O MPLA TEM OFUSCADO O CAMARADA NITO.NÃO HAVIA NENHUM MAS NENHUM PROGARAMA DE LIQUIDAÇÃO EM MASSA ENGEDRADO PELO NITO.PERGUTEM AS PESSOAS LIGADAS AO LEVAMTAMENTO POPULAR( SILVA MATEUS, FRAGOSO, LUIS DOS PASSOS. LOLO KITUMBO, ETC, ETC,) O NETO ESTA-LHE GARANTIDO O EXILIO POLITICO. TODOS OS NITISTAS RESPEITAVAM O MAIS VELHO. O PROBLEMA ERA COM O LUCIO,IKO,SAIDY E MAIS ALGUNS QUE A MEMÓRIA NÃO ME LEMBRA. ESTES DEVERIAM RESPONDER AO TRIBUNAL POPULAR REVOLUCIONÁRIO DEVIDO AO DESVIO DA LINHA POLITICA QUE ESTAVAM A IMPOR NO MPLA( DIREITA).
O FACTO HOJE ESTA CONSUMADO, QUAL É A LINHA POLITICA DO MPLA HOJE? SERÁ QUE O MPLA AINDA DEFENDE AS MASSAS POPULARES, O MAIS IMPORTANTE HOJE É RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO?
EU FUI MILITANTE DO MPLA, ANDEI NA FRENTE LESTE NO CIR DE CASAGE MUITO ANTES DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA, HOJE JÁ TENHO 56 ANOS, COMO EXPERIÊNCIA FOI BOA.
MAS A FINALIDADE NÃO É A QUE ESTÁ PRESENTE EM ANGOLA, LUTEI PARA UMA DEMOCRACIA POPULAR, E NÃO PARA UMA DITADURA.
SAUDAÇÕES
KAIME KENDA
E PRONTO ACREDITA QUE NITO FOI UM GRANDE ESTADISTA, FIQUE COM AS SUAS IDEIAS QUE HOJE NEM SEQUER TÊM LUGAR POIS TODOS SABEMOS QUE O SISTEMA MARXISTA LENINISTA FALIU E FICOU PROVADO QUE NÃO SERVE A NINGUÉM. TEMOS ALGUNS TEIMOSOS MAS É UMA QUESTÃO DE TEMPO.
NITO ALVES SE FOSSE UM GRANDE ESTADISTA, SE FOSSE UM HOMEM CONHECEDOR DA REALIDADE NÃO IA COMETER SEMELHANTE BOBAGEM POIS UM CONHECEDOR DA REALIDADE SABIA QUE NÃO ERA POSSIVEL POIS NETO ERA E É MUITO QUERIDO NO SEIO DO POVO ANGOLANO.
QUEREM OU NÃO QUEREM ACEITAR O REPTO PARA QUE TODOS CONSTRUAMOS A ANGOLA DESEJADA PARA TODOS?
OLHEM MEUS SENHORES, EU VÁRIAS VEZES DISSE QUE O ANGOLANO NÃO SE DEIXA LEVAR POR AVENTUREIROS, COMO TAL MODERAMOS A LINGUAGEM, DAMOS OPINIÕES VÁLIDAS, ACEITAMOS A DIFERENÇA E CONSTRUIMOS TIJOLO A TIJOLO A ANGOLA DESEJADA PARA TODOS.
NITO ALVES E OUTROS AMBICIOSOS FICAM ESQUECIDOS E A FILA AVANÇA.
COMPATRIOTA KANGUNDO MALANJINO
A HISTORIA DE ANGOLA SERÁ QUALQUER DIA RECONTADA E SE EVENTUALMENTE ESTIVERES EM VIDA ME DARAS RAZÃO.NITO FOI SUPER-DOTADO FOI ELE QUEM SALVOU NETO NO CONGRESSO DE LUSAKA QUANDO NETO FOI DERROTADO PELO DANIEL CHIPENHDA, SABIAS DISSO?QUEM TRAVOU OS COMITES ALICAR CABRAL E A REVOLTA ACTIVA? QUEM CORREU COM A FNLA DE LUANDA, QUAL O METODO UTILIZADO, SABIAS QUE FOI NITO?
ESTIMADO SOBREVIVENTE. EU NUNCA DISSE QUE NITO NÃO FOI MILITANTE DO MPLA. EU NUNCA DISSE QUE NITO NÃO FOI GRANDE HOMEM CONSIDERADO PELO MOVIMENTO. NÃO É EM VÃO QUE ELE OCUPOU TÃO IMPORTANTES CARGOS QUER NO MOVIMENTO QUER NO GOVERNO. NITO ALVES APARENTOU DE PRINCIPIO SER UM HOMEM DA CONFIANÇA DO MPLA. QUER NITO ALVES, QUER ZÉ-VANDUNEN, ENFIM OS FRACCIONISTAS ERAM ELEMENTOS DA DIRECÇÃO. EU SEI DISSO O PROBLEMA FOI QUANDO NITO JÁ NÃO ESTAVA SATISFEITO COM O CARGO QUE TINHA E QUIS TOMAR O PODER. É BASOFIA DIZER QUE NITO FAZIA O GOLPE DE ESTADO E NETO CONTINUARIA NO PODER, OS MAUS ERAM LUCIO LARA, IKO, ETC. A PARTIR DO MOMENTO QUE NITO APROVEITANDO-SE DA CONFIANÇA QUE TINHA POR PARTE DE NETO, QUERIA DAR O GOLPE, CLARO TEVE A SORTE QUE MERECE, O QUE DEVERIA FAZER O MPLA, ACEITAR DE MÃO BEIJADA O QUE NITO ALVES FEZ E ACABOU O PROBLEMA, TENHAM DÓ ISSO NÃO FUNCIONA. OLHEM QUE HOUVE MORTOS, SAYDI MINGAS E OUTROS ISTO É QUE LEVOU A QUE SE TOMASSEM MEDIDAS TÃO DURAS.EU NÃO ESTOU A DIZER QUE CONCORDO COM AS MEDIDAS MAS FORAM TOMADAS. EU NUM ARTIGO QUE ESCREVI VOLTO A REPETIR SE NITO TIVESSE UM APOIO IGUAL A NETO, HAVERIAM O MESMO NUMERO DE MORTOS DE PARTE A PARTE, COMO TAL SIMPLESMENTE FEZ BLUFF E DAÍ FORAM TODOS ESMAGADOS. EU NÃO DUVIDO QUE MUITO INOCENTE FOI EXECUTADO. QUANDO ESTAS COISAS SURGEM DE FACTO HÁ MUITO INOCENTE QUE É APANHADO PELA CORRENTE. EU LAMENTO, MAS POR FAVOR NÃO QUEIRAM ELOGIAR NITO ALVES, ELE ERA UM HOMEM SEM VISÃO E SEM EXPERIENCIA E QUIS BRINCAR COM O FOGO, POIS SE FOSSE UM MILITANTE CONSEQUENTE E EXPERIENTE NÃO FARIA O QUE FEZ, USARIA DA SUA INFLUENCIA PARA DISCUTIR AS COISAS DENTRO DO MOVIMENTO POIS ELE TINHA ACESSO.
DESCULPE QUERO TIRAR UMA DUVIDA É LUIS TOCHA LOPES OU LUIS ROSA LOPES. EU FUI COLEGA DE LUIS ROSA LOPES, SERÁ ENGANO OU É MERA COINCIDENCIA SE POR ACASO É LUIS ROSA LOPES PODE ESCREVER PARA O EMAIL sanogueira1@hotmail.com
realmente para alguns dos que comentão aqui Nito não foi um grande homem, grandes homens são os que a custa da fome do povo Angolano vivem como reis .
CARO AMIGO O MEU NOME É LUIS TOCHA LOPES, FUI GERRILHEIRO DO MPLA, NA FRENTE LESTE O RUI MATOS NA ALTURA ERA O RESPONSAVEL DA REGIÃO, COMBATI AO LADO DE ALGUNS CAMARADAS JÁ FALECIDOS. VALEU A PENA A LUTA ARMADA DO MPLA, MAS NA ALTURA NÃO SABIAMOS QUE FIM ERA ESTE, AINDA SONHO POR UMA ANGOLA DEMOCRATICA.
A LUTA CONTINUA
AMIGO KAGUNDO MALAMJINO, NÃO SEI QUAL É A SUA IDADE, NO ENTANTO NO TEMPO COLONIAL NO ENTÃO LICEU NACIONAL ADRAIANO MOREIRA EM MALANJE, APRENDI QUE SALAZAR ERA GRANDE ESTADISTA, MARCELO CAETANO GRANDE HOMEM DE FÉ E PATRIOTA ALÉM – MAR E DEPOIS DO 25 DE ABRIL SABES QUAIS OS ROTULOS QUE TIVERAM: FACISTAS!!!
ASSIM SERÁ COM OS DIRIGENTES DO MPLA, VERAS.SABES COMO ACABAM OS DITADORES?
TENS O EXEMPLO DO ZAIRE, REPULICA CENTRO AFRICANA , O RUANDO , O UGANDA,(ANGOLA NÃO VAI FUGIR A REGRA)
PROCURO JOAO MARTINS PINTO. MOROU EM FOZ DO IGUAÇU/ PARANA.TEM 60 ANOS.MOROU NA VILA YOLLANDA EM FOZ.
TINHA UMA OFICINA MECANICA. MEU TEL É 11- 74146346
OBRIGADO.
Eu procuro o meu Pai 0 Sr. Leandro da Cruz, e a minha Mãe, Maria Fernanda Farejão. A unica e ultima carta que recebi deles me dizendo que estavam em Portugal, eles foram de navio em 1975 ou 1976, passaram todos estes anos e nunca mais soube deles. Não sei se ainda estão em Portugal ou voltaram para Angola que era o que meu Pai mais queria. Eu vivo no Brasil. na cidade de São Paulo desde 1975, Gostaria muito se pudessem me ajudar. Um abraço a todos e que Deus os abençoe!
ESTIMADO SOBREVIVENTE, NA ALTURA OS FASCISTAS GOVERNARAM O PAÍS. OS DITADORES COMO MOBUTU TAMBEM GOVERNARAM E CLARO FORAM PARA O BELELEU. O MPLA FOI ELEITO, O POVO VOTOU, ELEGEU, AGORA PARA TEREM A TRISTE SORTE QUE VOCÊ ALMEJA SÓ SE OS DITADOLRES GANHAREM O PODER. NÃO ACREDITO E O MPLA SÓ VAI SAIR QUANDO O POVO QUIZER OU SEJA SE NÃO VOTAREM NELE. VOCÊ PERTENCE AS MINORIAS DESCONTENTES. TAMBÉM TEM DIREITO A ESCREVER, VÁ SE DELICIANDO COM A SUA TRISTE ESPERANÇA
CLARO QUE QUANDO O POVO GANHAR CONSCIENCIA E PENSAR-SE QUE ANGOLA NÃO É LAVRA DE LIAMBA DOS DIRIGENTES DO MPLA TODOS VÃO SER “ESMAGADOS” NAS URNAS.NUM VOTO CONSCIENTE E ABERTO JAMAIS O MPLA TERIA OS DEPUTADOS QUE TEM.AINDA BEM QUE O MPLA FORJOU A CONSTITUIÇÃO QUE ANGOLA TEM. HAVER VAMOS, SE DESTA VEZ O MPLA VAI TER O NUMERO DE DEPUTADOS QUE TEM. LHE GARANTO MAIS DOIS MANDATOS, 2012 A 2020.DEPOIS O MPLA VAI DESAPARECER PORQUE OS SEUS DIRIGENTES JA DEMOSTRARAM QUE O OBJECTIVO Nº 1 É CRIAR-SE A BURHUESIA NACIONAL ROUBANDO AS RIQUEZAS DE ANGOLA E NADA DAREM AO POVO.
Lembro -me que no meu tempo da “JOTA”, nós sempre dizíamos que não podemos ser como o Mubuto (o lacaio do imperialismo); era o tempo da utopia para o socialismo científico.
Já na época alguns experts em política, estavam a ver que no seio do MPLA, havia desvio para a direita. Já havia negociatas as “escuras com os diamantes; os filhos dos brancos e mulatos eram enviados em bolsa de estudos para França, Inglaterra, Portugal, Brasil, Estados Unidos e nós os filhos dos camponeses e pretos éramos enviados para URSS, CUBA, ROMENIA, POLONIA, BULGARIA, fundamentalmente para os cursos militares.
Neto, politicamente estava velho e ultrapassado, tinha cumprido com o programa mínimo do MPLA(A INDEPENDENCIA), tinha que ser substituído, não foi pelos homens mas Deus(?) resolveu a questão.
Quanto ao José Eduardo também impõe-se a mesma regra, cumpriu com a sua missão: Ganhar a guerra contra o Savimbi.
Por conseguinte, mesmo não sendo seguidor de Eduardo dos Santos, reconheço que ele neste preciso momento ( atenção não nenhuma contradição em relação ao disse no pragrafo acima)representa a estabilidade de Angola, porquanto não existe no seio do MPLA, nenhum substituto que represente a “Estabilidade”.Ele é tão maquiavelico que na linha de sucessão do Partido não existe nenhum sucessor )
Os que lá estão são uns sangue suga, que caso Eduardo dos Santos deixe o poder haverá uma luta tremenda que culminará com a desestabilização do país porque os generais tomaram conta do poder.
Entre o mal e o pior prefiro que Angola seja governado pelo “mal”( Eduardo dos Santos).
Quanto aos políticos da nova vaga, julgo que Angola tem pessoas honestas tais como os irmãos Pinto de Andrade, o DR.Filomeno Viera Lopes, o DR.Chivukuvuku ect, etc.
O que se passa em Angola é que as pessoas ateiam-se aos partidos políticos e não aos programas que estes defendem, TAL É O MEU CAMARADA KANGUNDO MALANJINO)
Veja a Lei da terra, como foi possível as pessoas deixarem passar tal Lei. Como é possível que um determinado cidadão de uma terra não pode ser titular da mesma terra?
Nem sempre o estado representa o direito do povo, portanto o cidadão autóctone tem de ter o direito a terra( Angola não é América onde os autóctones são minorias, nós somos a maioria) e os angolanos de origem estrangeira, como os seus ancestrais não tiveram terras, impuseram que a terra é propriedade do estado( estado este que eles representam , fazem – no como querem).
É isto que tem de estar na cabeça dos angolanos, não nos deixemos ser guiados por indivíduos que não têm (dizia o meu pai) mulemba.
Mulemba é arvore que representa a (raiz) ancestralidade de um determinado cidadão .
Domingos Kiwato
OH MEU AMIGO KIWATO QUANDO O PAÍS
CRIAR A LEI DAS TERRAS VAI SER UM DESASTRE POIS NESTE MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO INFELIZMENTE UM CAPITALISMO SELVAGEM, MEIA DUZIA VÃO APODERAR-SE DA TERRA. É MELHOR POR ENQUANTO ESTAR ASSIM
Lamento caro camarada Kangundo Malanjino, então quem esta a governar o país, não são vocês do MPLA?Aceitas finalmente que o Mpla,implantou um capitalismo selvagem(que só beneficia um punhando de Angolanos?)É de facto este capitalismo que Nito e sua equipa criam evitar que se implemetasse em Angola.Como se você própprio conclui afinal o MPLA JÁ NÃO SERVE PARA GOVERNAR ANGOLA.
Viva !!! Finalmente mais um angolano abriu a consciencia, agora em 2012 não vote novamente no capitalismo selvagem PF.
Domingos Kiwato
Procuro um irmao que nunca conheci.Apenas sei,que vive ou vivia em angola no huambo que tem 36anos e q se chama Marco Paulo chipenhe viera mendes.E tambem nao conheco familiares da parte da minha mae q ja e falecida e infelizmente tbm n a conheci seu nome e marcelina antonia chipenhe…moro no luxemburgo e gostaria de saber se me podem ajudar a saber noticias…mto obrigado!
Boa tarde,
Gostaria de obter ajuda para encontrar os meus tios Alzira de Fátima Gomes da Silva e Antonio Barbosa de Sa..tem dois filhos Silvia e Paulo e toda a familia pensa que foram assassinados em 1975.
Viviam em Duque de Bragança – Malange e trabalhavam no DAF – Depart. de Agricultura e Florestas.
Os pais da minha tia chamam-se Maria Jose Silva e Antonio Silva..tinham uma padaria.
Agadeço a vossa ajuda no sentido de encontrar o paradeiro dos meus tios desaparecidos.
ana.de.sousa@iol.pt
Obrigado a todos,
ola sou a ana e pretendo ter noticias da familia do senhor MIGUEL PAULO NVIKA OU MIGUEL PAULO PEDRO PRESO PELA PIDE E FALECIDO A 23 DE DEZEMBRO DE 1976 ELI ERA EMFERMEIRO E FOI MENBRO DA FNLA
Procuro familiares de: MANUEL JOÃO DIAS MIGUEL, filho de MÁRIA JOSÉ DIAS MIGUEL, natural de S.Sebatião da Pedreira – Lisboa, nascido em 30 de Junho de 1952, que veio a Moçambique – Maputo, antigamente (Lourenço – Marques) nos anos de 1985/86.
Agradecia que me ajudassem a encontrar os familiares deles que vivem em Portugal.
Caros…
Procuro um desaparecido o MIGUEL ANGELO comandante do MPLA em 27 de maio desapareceu morto por ordem do imortal.
Quem o conhece e sabe dele ? onde foi abatido como desapareceu esse amigo … a 28 de maio ainda o viram calmo com a sita vales no estado maior no 4 andar a sita diza ao ze van dunem …ze vamo-nos atirar daqui eles vao nos matar tenho a certesa ! ao que ele respondia (ze vd) calma sita nao vez que estamos so detidos ate ainda temos os nossos segurancas pessoais comnosco ! calma e o miguel angelo observava so observava nao dizia uma palavra como desapareceu ele o pai do Miguel dos autocolantes marido da Nela?
Meu nome
MEDALHA VAZIA
medalha.vazia@gmail.com
Óh que isso medalha vazia.Quando o Mpla chegou em 1974 à Malange, já eu estudava o 3º ano do curso geral dos Liceus, portanto só fui para o Leste porque já tinha um nivel academico aceitável.O meu pai foi produtor de gado e um dos meus irmaos em 1973 já tinha um FORD CAPRI. O outro tinha um salário mensal de 5.100 escudos.Nós ja viviamos bem.O Mateus Kiwato vivia no Bairro Azul em frente ao parque(cidade), portanto fico muito triste quando há alguém que aceita a misértia como modelo de vida.Já fui pequeno-burguês antes da independência.Gosto de viver bem, por isso é que actualmernte não resido em Angola.
oi estou muito triste de saber que até agora nimguem tem noticias do meu pai não é pocivel que não aja nenho rejisto dele nem mesmo uma sertidão de obito nos temos se eli era menbro MPLA ou sera daFNLAou se era seguidor de NITO ALVES EPA NÃO SEI O SERTO É QUI NOS SÓ SABEOS QUE ERA DO NORTE E SE CHAMAVA MIGUEL PAULO VIKA OU MIGUEL PAULO PEDRO MEUS AMIGOS É TRISTE CHEGAR AOS 34 ANOS E NÃO SABER NADA DE SEU PAI A UNICA COISA QUE SEI É QUE ELI ERA MUITO AMIGO DO MUSICO ELIAS DIAKIMUESO E QUE O MEU PAI VIVIA NO MACULUSSO NA RUA DA PADARIA LIMA POR FAVOR EU PRECISO DE CONHECER ALGUM PARENTE DO MEU PAI PORQUE NINGGUEM MORRE SEM DEIXAR RASTOS OUY MESMO UMA RECORDACÃO EU NEM O ROSTO DELI EU SEI O QUE EU S3I É QUI ELI MORREU TRES MESES A POIS O MEU NASCIMENTO EM SETEMBRO E ELI MORRE EM DEZEMBRO A 23 OU 22 EU NÃO SEI AU SERTO O QUI EU SEI É QUI ELI FOI PRESO PELA PID E FOI SOLTO MAS ESTAVA PROIBIDO DE VIR A LUANDA MAS COMO ELI ERA EMFERMEIRO FOI SOLTO MAS COM A CONDISÃO DE SERVIR DE A POIO AOS PRESOS COMO MOTORISTA DA CADEIA E EMFERMEIRO DA CADEIA SEI QUE MORREU DE TUBERCULOSE EM DEZEMBRO DE 1976 E ERA DO UIJE É SÓ O QUE SEI DO MEU PAI
oh ana nao havia Pide em 1976 so havia a DIsa … abraco fraterno pois estas como muitos outros angolanos … nao sabes nada de como desapareceu o pai. era assim nos tenpos dessa angola do heroi imortal tio holden etc lutas e lutas honra ao sr vika… nada sei de seu pai se nao ajudava …. atencao as trocas pide … disa actuavam igual mas nao pelos mesmos ideais mas por regimes diferentes
pelo que sei… se te serve de ajuda motorista da anbulancia ou enfermeiro era do grupo que levava os presos a noite nas cadeias da disa mpla entre 27 maio 1977 e 31 dez de 1979 . para abate fuzilamento vala comun … depois de uns tempos a fazer isso … eliminavam tb pra nao haver rastos… ja viste aqueles filmes da segunda guerra mundial onde fuzilam judeus e empurram pra vala… era assim … o que fez o desgracado do sr vika… de certeza pouca coisa pra ter um destino assim …. isso so comecou a acabar em fim de 79… 1980 com a subida do man ze.
quem conduzia a ambulancia da cadeia (lenbram-se) do laboratorio ali junto a cidadela ? ali os cubanos construiram uma cadeia toda especial para tortura experiencias sado e massacre acho que nao ha outra assim em africa nem na africa do sul fizeram uma assim toda especial eles com planos da kgb com celas de um metro e dez por um m,10 onde a parede apertava o preso cada dia o espaco diminuia 5 cm 10 cm como dizia quem guiava a anbulancia depois lavava o sangue enterrava etc so o faziam entrebas24 h e 4 h da manha por isso era testemunha a eliminar… a cadeia ta la ate hoje claro nao e mais usada tem uma praca e vendem as mamas hoje por la pinchos e cucas frescas …. quem diria ne sr fidel e breznev hoje na angola das13 teses da pioracao da nossa desgraca a do homem novo o cubiculo serve pra namorar e os nossos pios criancas brincarem as escondidas inocentemente com os cubiculos de 1m por 1 m … fizeram justica o povo roubou e vendeu aos senegalezes o ferro das grades e mecanismos de tortura trazidos de cuba e urss… l-a-b-o-r-a-t-o-r-i-o. !
minha medalha esta vazia de respostas… triste de tristeza desorgulhada de ser negro como os herois imortais e planistas das 13 teses sitas ambiciosas zes vandunen muito inteligentes pra ajudar so os da dialetica e lixar os que andam descalcos ainda hoje po esta angola a prucura do pao de cada dia cada vez mais longe… alguem me envia uma foto de um cubano a fazer pao para angolanos antiga ? e de um russo daqueles da urss a criar galinhas para fazer muanba ou a pescar para vender cherne ou garoupa ao povo em vez de carapau cogelado? mas continuo ca teimoso sem bazar aproveitarbo pincho a bicha a cuca gelada sem luz e a tentar entender os chineses…. desconfiado desconfiado qual sera a tese deles?
RECEBI COM MUITO CARINHO A SUA MSN OLHA MESMO QUE NINGUEM SAIBA NADA DO MEU PAI EU VOU CONTINUAR PORQUE EU NÃO ENTENDO COMO UMA PESSOA POSSA TER MORRIDO SEM DEIXAR NENHUMA PISTA EU SÓ SEI QUI VIVO NUM ETERNO VAZIO DENTRO DO MEU CORAÇÃO A TRISTESA DE NÃO SABER NADA SOBRE MEU PAI E NEM MESMO DE UM FAMILIAR DELI EU XORO E XORO E NADA POR FAVOR QUEM TIVER ALGUMA PISTA EU AGRADEÇO MUITO QUE ME DIGA .EU SEI QUI ELI ERA MU A MIGO DO CANTOR ELIAS DIAKIMUESO E SE CHAMAVA MIGUEL PAULO VIKA OU MIGUEL PAULO PEDRO SEI QUI TEVE QUE MUDAR DE NOME DE MIGUEL PAULO VIKA PARA MIGUEL PAULO PEDRO NA ALTURA QUANDO A SUA PRISÃO PELA DISA VIVIA NO MACULUSSO NA RUA DA PADARIA LIMA A MULHER SE XAMAVA XANA E ELI ERA DA FNLA
t .medaha vazia eu sou mas uma entre muitos ANOLANOS que não têm nada para contar de seu pai eu sou mas uma nesta terra de muitos e de ninguem a onde nem mesmo se pode falar é a minha dor e de mutos que não nus permite calar
CALMA PESSOAL, NÓS SOZINHOS NÃO VAMOS RESOLVER NADA, ACREDITEMOS NA CAPACIDADE DO POVO ANGOLANO, VAMO-NOS UNIR. ESTOU SATISFEITO POIS O MEU PAÍS ESTÁ A PROGREDIR, OS INSATISFEITOS TENHAM CALMA POIS ISTO CHEGA PARA TODOS.QUEM ABUSA TEM A SORTE QUE MERECE. ACREDITEMOS NAS PESSOAS ANGOLANAS, NÃO VAMOS ENTRAR NA TEORIA DOS COLONIALISTAS QUE DIZIAM QUE OS ANGOLANOS IAM COMER-SE UNS AOS OUTROS. CALMA PESSOAL NÓS AINDA NÃO FOMOS COMIDOS ESTAMOS AQUI E ACREDITAMOS NO NOSSO GOVERNO. PARA MUITOS NÃO É O IDEAL, PACIENCIA O POVO QUER ASSIM E VAMOS RESPEITAR. ESTIMADO KIWATO PENSO QUE HOJE TEM UMA VISÃO DAS COISAS E COMO TAL SABE QUE SÓ COM MESTRIA SE COMBATEM OS MALES, POIS OS MAUS TAMBÉM TÊM CEREBRO. SAUDO-O PELA SUA CORAGEM POIS NÃO RECUA PERANTE OS PROBLEMAS, É ASSIM QUE FICAMOS ESCLARECIDOS POIS EXISTEM PESSOAS QUE SÓ GOSTAM DE LANÇAR A CONFUSÃO E QUANDO AS COISAS CHEIRAM A BORRACHA QUEIMADA, CADÊ ELES?
É VERDADE O NOSSO PAÍS NÃO ESTÁ TÃO MAL COMO MUITOS PRETENDEM FAZER CRER, MUITOS QUEREM PERANTE A OPINIÃO PUBLICA INTERNACIONAL FAZER CRER QUE OS ANGOLANOS SÃO UM BANDO DE SELVAGENS QUE FAZEM O QUE QUEREM, VEJAMOS O PROGRESSO QUE TEMOS, AGORA OS POLICIAS JÁ NÃO PODEM NEM NUNCA PUDEREM FAZER O QUE LHES DÁ NA GANA, VEJA O QUE SE PASSOU COM O COMANDANTE DE LUANDA, ESTÁ A SER INQUIRIDO, LEMBREM-SE DAQUELE GRUPO QUE ANDOU A MATAR PESSOAS OS CELEBRE FRESCURAS FORAM JULGADOS, ENFIM ANGOLA ESTÁ COMBATENDO OS MALES QUE ENFERMA. AS COISAS NÃO SE PODEM FAZER NUMN SÓ DIA TUDO TEM O SEU TEMPO O BOM É QUE NO NOSSO PAÍS AGORA NÓS CORRIGIMOS AS COISAS POR MÉRITO PRÓPRIO. NÃO VIRAM O CASO DE S.TOMÉ, TOMARAM-SE MEDIDAS. ISTO É QUE DÁ RAIVA AQUELES QUE NÃO GOSTAM DO MPLA, DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, MAS UMA COISA É CERTA, ESTAMOS PUGNANDO POR UMA ANGOLA JUSTA. MEUS SENHORES, EU NUM ARTIGO QUE ESCREVI DISSE AQUI QUE NÃO GOSTO DO CÉLEBRE JOÃO ERNESTO DOS SANTOS LIBERDADE, EU NÃO GOSTO MAS O FACTO DE NÃO GOSTAR NÃO TENHO O DIREITO DE MAGOAR O HOMEM, É UMA OPINIÃO MINHA, PODE SER DE OUTRAS PESSOAS MAS EXISTEM TAMBÉM OUTROS QUE GOSTAM DO LIBERDADE. TENHO QUE RESPEITAR, POIS ELE É UM CIDADÃO ANGOLANO PENSO QUE AINDA É UM DIRIGENTE DO PAÍS E COMO TAL EU TENHO QUE RESPEITAR ESSE HOMEM. TEM GRAÇA QUE MALANJE É O EPICENTRO DAS CONFUSÕES, PACIENCIA AOS MEUS AMIGOS MALANJINOS, INCLUINDO O MEU FILHO DAQUELA AMADA TERRA SÓ TENHO A DIZER QUE AMO DE CORAÇÃO AQUELE POVO HERÓICO E GENEROSO.JÁ LI AQUI GENTE A FALAR DOS MARTAS, OH QUE FAMILIA BOA, OH QUE MALANJINOS GENEROSOS E SEMPRE DISPOSTOS A AJUDAR QUEM DELES PRECISA, ENFIM RESPEITO A QUEM GOSTE E A QUEM NÃO GOSTE, MAS VOLTO A REPETIR, TEMOS QUE RESPEITAR AS PESSOAS POIS SENÃO A NOSSA TERRA VIRA UM TAMBOR DE TNT. LEMBRO-ME AQUI, QUANDO FUI EXONERADO DAS FUNÇÕES DE DELEGADO PROVINCIAL DE FINANÇAS DE MALANJE, FOI O MARTA, O JUAQUINITO MARTA QUE ME DEU BOLEIAS NA SUA MOTORIZADA DE 50 CM3 UMA HONDA PARA RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS, DEPOIS DE EXONERADO JÁ NÃO HAVIAM CARROS PARA ME DAR BOLEIA, E EU PESAVA 100KGS, É VERDADE E A MOTORIZADA DO MARTA ESTAVA SEMPRE DISPONIVEL PARA ME DAR BOLEIA. JOAQUINITO MARTA EU AQUI NO BRASIL, JAMAIS TE ESQUECEREI. TU ÉS UM GRANDE MILITANTE DO MPLA. EU SEI QUE TU NUNCA TRAISTE A PÁTRIA POR ISSO ESTAMOS TODOS CONTIGO
meus amigos fuzilados no 27 de Maio nao tem conta
Estive na frente leste onde muitos foram fuzilados. Os anos passaram mas nao me esqueco do Paulo Cadavez, Paixao Franco, Faisca, Elisiario Vieira Lopes, Ceguinho, Fogo, Alice. Fernando Tonet Inguila. Victor, Joao Padeiro , Gilberto Saraiva de Carvalho e muitos outros num total de 47. Nao tiveram direito a julgamento, foram fuzilados e pronto.
O governo angolano k de certidoes de obito a familia destes meus camaradas.
Miguel Angelo conheci o teu pai kd tinhamos 6 anos de idade. Os teus avos moravam no largo da Maianga em Luanda. Soube do desaparecimento do teu pai atraves de amigos de infancia.Rapaz tenta ultrapassar, nada poderas fazer.E assim a vida
pelos vistos nem o J.B conseguiu esquecer. Pois ninguem q seja vitima ultrapassa Ja mais. Vamos continuar ate a morte.
Miguel Angelo fui colega do teu pai de escola por muitos anos compartilhamos as diabruras da adolescencia. Nada nos fazia pensar k a vida fosse assim tao insignificante. Naquele 27 de Maio perdi familiares e muitos amigos na verdadeira acepcao da palavra, mas quero lembrar-me um em especial Paulino Jorge Visseca, natural do Huambo. Rapaz inteligente, brincalhao. Foi preso por ter amigos nascidos em Luanda.Nao teve direito a certidao de obito. Conheci uma sobrinha deste rapaz e ela falou-me na possibilidade de uma certidao de obito. Os governantes locais nao o podiam fazer porque o Paulino esta desaparecido…e possivelmente ainda vivo…
Miguel Angelo o teu pai tinha um jeito especial pelo desenho e pintura. Numa aula de desenho um famoso professor angolano proibiu-lhe a excedencia do uso de agua O Miguel respondeu-lhe da seguinte forma:Professor Carlitos nao preciso de agua, de agora em diante bebo muita agua antes da sua aula e passo usar a saliva para pintar.dito e feito. Sao historias da adolescencia passadas ha 45 anos atras.
Chamo-me Maria Arlete RODRIGUES de Freitas resido em Coimbra,e procuro o meu tio desaparecido em Angola na Guerra,a minha mae nao se lembra bem em que ano desapareceu,chama-se Fernando Rogèrio dos Santos Gonçalves filho de Hilario Jozè Gonçalves e de Herminia de Jesus Rodrigues, toda a familia gostaria imenso de reencontrar o meu tio,que se encontra em parte incerta,sempre tivemos fé de puder o reencontrar, qualquer informaçao sobre o seu paradeiro agurdo uma resposta para o seguinte numèro 969563019 apòs àS 17H obrigados.
ALGUEM JA SE LEMBROU DO CAMPO DE CONCENTRACAO DA kALUNDA NA FRENTE LESTE NA ALTURA DO 27 DE MAIO. FACAM REGISTOS DOS MORTOS E DESAPARECIDOS NAQUELE CAMPO DE CONCENTRACAO.
QUEREM TESTEMUNHOS?
ACHO JUSTO K SE PRENDAM CULPADOS.
APANHAR JOVENS NA RUA METE-LOS NUM AVIAO DEIXA-LOS NUM CAMPO E SEM JULGAMENTO FUZILA-LOS. NAO, NAO, NAO.
QUEM FEZ ISSO, QUEM COLABOROU COM ISSO DEVE SER JULGADO EM TRIBUNAL INTERNACIONAL. ESTAMOS A SER MANIPULADOS POR UM BANDO DE CLEPTOCRATAS, SEM ESCRUPULOS. ELES ESTAO AI, DEVEM SER JULGADOS
ola!
vim por este meio pedir ajuda para encontrar a minha familia de Huambo, já fiz de tudo para encontrar estou desesperada ajudem me:
a minha avo chamava se Sarafina Limbuando
a minha chama se Filomena Samba Salua quem conhecer o nome da minha ligue me por favor:+351910399624 ajudem por favor
Gente gostaria de saber se tem algum caso que aconteceu + ou- nos anos de 1973 em Mato Grosso na cidade de Pedra Azul a 160k de Tres Lagoas. se tiverem alguma informaçao por favor entra em contato.
Mas que raio… então quando é que sai esta lista? Mencionam 30.000, 80.000, mais mortos que no Chile(!!!) e quando é que nos apresentam a lista?
Caros senhores, muito interessa-me ter uma noçao dos acontecimentos de 1977, como é sabido existem bloqueios para aclarificaçao deste assunto que pela sua magnitude que se transformou, criou medo nas pessoas.assim sendo gostaria de obter a lista que voçes prometem porque creio que vai ajudar em muito!
Camarada ZAIDA
Antes de mais a minha sincera solidariedade
Vivi e convevi com o teu pai na heroica 1ª Região-Polico- Militar do MPLA mais precisamente na Zona de CAMPOS MAJOR “Dez Dias”
Um professor REVOLUCIONARIO
KUDIA
eu encntrei em são paulo um morador de rua por nome raul,ele é escrisofrenico, perdeu a memoria.só se lembra do seu primeiro nome,morou no maranhão,foi para belo horizonte, de lá veio para guarulhos.Gostaria de ajuda-lo a encontrar sua familia, se alguém procura alguma pessoa com essas caracteristicas por favor emtre em contato através do meu email.Ele é moreno, não muito alto,deve ter mais ou menos uns 45 anos (é um pouco dificil de identifiar pois está com os cabelos e barba crescidos)…. mais informação é só contatar
meu email é magdalima@uninove.edu.com.br se quiserem obter informaçao sobre o Raul
Procuro meu irmão Carlos Nazareno Gonçalves dos Santos nasceu em Belém do
Pará no hospital São Luiz no dia 08.12 acho que foi ano 1951.Ultimo contado com Ele tinha 16 anos. por favor me ajude acha-lo Ele esta indo Rio de Janeiro. Hoje moro em Manaus.
procuramos a nossa prima conhecida de Prova, filha da senhora Domingas irma do senhor Manuel Huemana e Mussoqui. Tendo como irmãos Jorge,Adão e Teresa, nascida no município de Quiclungo bairro Quimuezo Kuanza Norte Angola
Prima, Prova (Maria dos Ceu) sabemos que vives em portugal factor guerra que assolou o país em 1975 quando viajaste com a tua madrinha. por favor precisamos a tua localização eu sou o seu primo Cutonda irmão do Camuegi
Ola amigos e amigas que foram obrigados a abandonar a nossa terra que ao fim e cabo e de todos nos,nao dos maiorais que fazem tudo e podem tudo,por isso temos que nos conformar nao e acuzar este ou aque partido foram todos culpados uns mais que outros.Mas o que eu nao perdoo foi assacinar pessoas inocentes muitos nem sabiam o que era a guerra so a viram e sofreram com a emtrada dos cubanos sul africanos e russo, edepois tornou-se o odio dos Angolanos uns com os outros quem conssegue esplicar isto.
Tmbem gostva de saber do paradeiro de alguns amigos que eu deixei na altura em mocmedes o que me esta mai na mente e Fernando Catumbela porque na altura ele perguntou para onde vais?E eu disse que ia para sadabandeira no ano seginte quis saber dele ja nao consegui ele tambem teve que fugir ou foi morto ele se for vivo deve ter 54 ou 55 anos se alguem souber dele que comonique comigo e ja agora de uma familia Canende.O Catumbela era jogador dos juniores do benfica de mocamedes.
Gostaria de saber se alguem sabe alguma coisa sobre o irmão da minha avô comandante kijimba kutukatuka argo deko lutou na primeira região, ela diz que a ultima vez que lhe viu foi na vespera de 27 de maio foi ter com ela em malanje lhe despidir, que seria transferido para o kuando kubango e nunca mais voltou, dizem que tinha dois filhos mais ninguém sabe o paradeiro deles.
Ola malta!!! Eu sou o António Correia Gonçalves e vivo em Portugal. Sou natural do Huambo e procuro 2 irmãos com os nomes de Vitor Schultz Gonçalves e Guilherme chultz Gonçalves que já não os vejo desde a época de 1975. Não tenho muitas lembranças, mais quem souber do paradeiro agradeço que me comunique.
eu até agora estou muito triste, por não terem publicado ainda a lista com os nomes todos os participantes. estou ancioso por saber da verdadeira história bibliografica dos involvido nos acontecimentos!!!
AMIGOS ESTE GOVERMO CHEFIADA COM O DITADOR DOS SANTOS, É UMA VERGOMHA. FOI ELE QUANDO ESTUDAVA NA RUSSIA COM CUMPLICIDADE DO GOVERNO RUSSO QUE AJUDARAM A MATAR O SAUDOSO AMIGO E CAMARADA AGOSTINHO NETO. O DOS SANTOS HOJE TEM MAIOR FORTUNA EM PORTUGAL E NOS PARAISOS FISCAIS, ENQUANTO O POVO SE MANIFESTA NAS RUAS DE LUANDA POR UMA EXPRESSÃO DE LIBERDADE DE DIREITOS. EU ANDEI NAS MATAS DE CASAGE PERTO DO LUSO, LUTEI PELA LIBERDADE DO POVO ANGOLANO COM GUERRILHEIROS QUE DERAM A VIDA POR UMA ANGOLA PARA TODOS, SIM VALEU A PENA. MAS NÃO PARA ESTA DITADURA QUE SE VIVE NESTE MEU PAÍS CHAMADO ANGOLA.
(Hojy ya Henda)
O dia vai chegar!!!!
esse grande dia de reecontra meu tio vai chegar eu to sentindo que ele ta muito perto de min vem tio vem
Ola gente da minha terra nasci em villa mariano machado em angola meu nome e Sandra Farinha procuro meu pai MANUEL LUIS FARINHA desaparecido em Angola desde 1975 nunca mais tivemos noticias dele se alguem tiver alguma informacao era muito apreciada um abraco para voces
por favorr me ajuda esconta a minha irma que está desaparecia as 29 anos ela ser chamase Maria Aparecida Marré e seu tres filhos são eles Paulo Marre Julio Marré Patricia Marré a Maria Aparecida é filha de Benedito Marre e Jandira Maria Vieira Marré quarque informação ligar para 065 36677297 ou 06599552202 com Claudete Marre e obrigado a ultima notincia que ela estáva no Estado de Rondonia RO e eu sou de Cuiabá,MT.
Porfavor quem estar lendo olhem essa foto . olha essa mulher e a minha irma ela tem 30 anos e tem uma filha de 10 anos,essE MULHER FOI ESTUPRADA ai ela teve essa menina de 10 anos , nos nao sabemos quem e o pai ainda mas com Fé em nosso Deus Jeova ajente vai achar.bom eu quero que voce que esta lendo conece esse homem que estar dando esta asavanhanas porfavor miligue [71][81937709] obrigada pela ATENÇAO thau obrigada mas uma vaz.
procuro:josina cassova o kue sei akuemorava em chitembo e kue teve uma filha com um melitare kue se chamava celestino almeida de simas portuguas se aguem sober algo soubre esa senhora ou fameliares por favore em formem me;ps obrigado
nos familiares de Germias chitembo natural de Benguela que tambem desepareceu nesta mesma noite. pedimos para que os participantes do contecimento nos esclarecessem mais sobre a morte do meu tio.se bem lembra ele na altura era recem chegado da uniao sovietica onde concluiu a sua formacao .que pelo menos digam se morreu ou esta vvo obrigada e desculpa se alguem se sentir ofendido
tenho um primo nacido no piauiacho qeu naceu em nazaré ou froriano pi .muito anos que naõ temos noticia dele.