Carta Aberta ao Chefe de Estado Angolano (2008)

Carta Aberta ao Chefe de Estado Angolano

Exmo. Senhor Presidente:

Ao sabermos do propósito de promover em Setembro próximo eleições legislativas, acontecimento há muito esperado, considerámos oportuno solicitar de novo, como achega a tão elevado sinal democrático, a sua atenção para a nossa pretensão que reclama pelo esclarecimento da verdade, desejo antigo e tão ansiado por larga fatia da sociedade angolana, que viu muitos dos seus desaparecerem na sequência dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977.

Já vai longa a troca de acusações manifesta por sobreviventes, familiares dos desaparecidos e de outros participantes no processo ou por seus representantes. Reclamam-se todos de justiça e pela restauração da imagem e dignidades manchadas. Porém, se os primeiros apelam ao mais alto dignitário da nação para que promova a constituição de uma Entidade Independente dotada de poderes necessários para indagar o passado, dos outros há quem espere venha a ser o MPLA a dar explicações para o seu comprometimento, enquanto outros, integrantes do Partido e do Estado, estão dispostos a sugerir a investigação e recolha das evidências históricas como contributo para a busca da verdade sobre o que deveras ocorreu a 27 de Maio de 1977, privilegiando a acção daquele que foi, em última instância, o responsável por todos os gestos do Estado, o então presidente Agostinho Neto.

Senhor Presidente, volvidas três décadas de resignação e silêncios forçados, torna-se premente, que de forma decisiva nos conceda a sua indispensável cooperação para se desenvolver um trabalho sério e uma pesquisa rigorosa. E porque todos os processos têm um início, quem melhor posicionado que V.Exa., para proporcionar o acesso a toda a informação e documentação, abrir à investigação a consulta dos arquivos do MPLA e do Estado Angolano, permitindo válidas e esclarecedoras conclusões, como por exemplo trazer a público o resultado conseguido pela Comissão de Inquérito a que então presidiu por incumbência do B.P. do MPLA, conclusão essencial, pois dirá a forma e a medida da “implicação fraccionista”, que se dizia ter invadido o MPLA, os seus meandros e práticas, afinal para benefício de quem.

Senhor Presidente, se até aqui foi nosso propósito apelar do seu compromisso na prossecução desta tarefa que propõe restabelecer a verdade na história de Angola e na do MPLA, de onde o “27 de Maio de 1977″ não pode ser arredado, vamos arriscar de novo sensibilizá-lo para que atenda anteriores pedidos que, uma vez satisfeitos, engrandeceriam a Nação e dignificariam o seu Presidente. Já passaram mais de trinta anos e ainda não foram entregues as certidões de óbito que atestem a causa da morte de inúmeros cidadãos. Conhecer os locais onde se encontram os seus restos mortais, proceder-se à sua exumação e sequente entrega às famílias para que estas procedam ao seu digno funeral, seria um gesto de enorme humanidade.

Tendo sido criada por iniciativa de V.Exa. uma “Comissão Multisectorial”, um projecto que visa valorizar e divulgar figuras históricas angolanas, no intuito de fortalecer a unidade nacional e que terá competência para conceber e edificar estátuas e monumentos históricos, permita-nos desde já que possamos candidatar como figura histórica digna de tal merecimento, todos aqueles que pereceram na sequência dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977. Afinal, das mais faladas figuras aos demais anónimos que desapareceram, todos concorreram, cada qual à sua maneira, para pôr fim ao colonialismo, para vencer os invasores e para erigir Angola como Nação independente.

Aguardamos verdadeiramente pelo Vosso interesse na prossecução desta nobre tarefa, que visa repôr verdades, fazer justiça e devolver dignidade, jamais esquecendo o passado para que não se repita no futuro.

Lisboa, 27 de Maio de 2008

A Associação 27 de Maio


27 de Maio - 31 anos


Sugestões

18 Respostas

  1. R. dos Santos diz:

    A intenção eh boa. so que como os assassinos ainda estao no poder farao de contas que nao leram nada!!!

  2. arlete henda diz:

    aló voz da paz

    regozijo/me em saber que esta data não está a ser esquecida pelos angolanos porque estando ou não no poder os assassinos haverá o dia *de* em que todos serão chamados a nos esclarecerem o porquê ou a responderem que sim agimos assim por isso ou por aquilo é necessária uma justificação pública ,
    muitos criticam os livros que saiem ao público sobre o 27 de Maio mas enquando os que estão no poder que protagonizaram esses assassinatos todos não se defenderem ou contrariarem o que os livros mostram então caros amigos estamos diante uma verdade verdadeira sem comentários.
    por favor deixem que as pessoas desabafem para que não morram sufocados com a guerra silenciosa que já destroi vários cidadãos que sentiram na carne o que foi e é ser conotado porque ainda existe a conotação indirecta feita como uma arma silenciosa posta na mão dos detentores do poder em Angola os famosos Angolanos de primeira.

    obrigada por esta oportunidade

    henda

  3. Joaquim diz:

    É com muito e boa fé que deixo esta mensagem somente para anuciar ou seja acrescentar que o povo Angolano necessita de um Partido que possa governar com mais estatuto, rigor e atenção na mudança da Patria sem favoritismo e ignorancia Angola percisa de mudanças e os dirigentes sabem muito bem disso…

  4. Jdaniel (Brasília-Brasil) diz:

    Histórias mal contadas não são História. Serão sempre mentiras.

    O POVO ANGOLANO precisa se reconciliar com sua História. Urge que tudo o que se passou naquela ocasião seja esclarecido.

  5. Antonio diz:

    Caros camaradas do Mpla se e um lado exite uma peticao que leva longa data com verdades ou mentiras porque nao veem ao publico limpar vossa bela imagem com vosso parecer e pelo que esta patente voces so tenhem que falar do entao falecido presidente Augustinho Neto este pelo que se ve o progenitor do assunto viemos por este que documento existem ai nos vossas base de dados contudo como angolano de ler esta situacao vem lagrimas no canto do olho porque nao se aceita ouvir e ver tudo o que esta aqui evocado POR CIDADAO DE NACIONALIDADE ANGOLANOque do seu esforco deu para esta patria querida sendo assim qual e o estatuto do mpla e de fazer uma duzia de millionarios e outros poubres sem nada poder fazer nem educar os filhos se quer podem?
    Da para ver ate a escola do ponivel que na qual tem dado muita ajuda na formacao destes que nao trenhem nada o sistema acha que deve receber a instituicao da mesma sem nada em troco dar porque a 11 de novembro e outra que tambem estava asuprir as necessidades da nacaodos pobres sera que o estatuto do MPla e de fazer analfabetos pobres fazem alguma coisa dizem as verdadesdo dia 27 de maio ai vamos sair da tremenda confusao que estamos embuidos com o dito nao dito mas que sabemos faz tempo que NITO ALVES fez as suas teses pedindo justica que ja la vao 30 anos sem resposta so vemos os mesmos comportamento que e dos tempos do Nito Alves por isso e que voces tenhem medo de perderem o poder porque ja sabem o que vos vai acontecer perdidos estamos a viver num pais onde nao ha verdades ao dirigir o governo que tipos de jovem se cria o sistems fez com que o ministerio da justica nao tivesse poder nenhum e vergonhoso que o papa vem e diz que nao existe clareza nos destinos do pais que tipo de figura publica sao voces a tarefa esta passada agora queremos resposta do papa se falou verdade ou nao vao tambem se calar ?

  6. heitor diz:

    os Angolanos jamais apagarao de suas memorias este dia ainda assim encontra-se muitos jovem sem conhecimento deste dia. neste dia morreram intelectuais que se calhar engrandeciam esta nacao, muitos deles eram o suporte de suas Familias.
    hj choram as Familias, choram os Angolanos. e doloroso num pais como Angola onde o Angolano e obstaculo do proprio Angolano

  7. afonso mario diz:

    Realmente começa-se a notar uma mudança de atitude em certos individos em revelarem a verdade,alias que mts ja sabiam so peso que haja ms coragem em certos individos revelarem a verdade so por causa do maldito dinheiro que muits tao dependente preferem calarem-se incetivo o shr:Luis dos passos escrever um livro e com muita urgencia,porque estao morrer todos da qui a pouco nao ha ninguem pra contar historia, este dinheiro maldito das nossas riquezas que e vos pago è a nossa desgrasa, alias nao e o dinheiro e os que utilizam e o instrumentalizam.abrem as bocas nao se preocupem que vos puxem o tapete pelo menos teram diguinidade,eu tinha meus 8 anos 77 ate hoje lembro me da convusao na quela epoca vimos blindados na minha rua levaram vizinho meus que eram grandes guerrilheiros do Mpla ao longo do tempo tenho persebido que ha muita coisa a ser tratada no seio do Mpla,queria pedir a asosiação se voçe possivel anexarem o retratos dos lendarios musicos que tanto contrubuiram o Mpla,David ZÈ,Hurbano de castro,ARtur adriano etc.obrigada por tds

  8. Raimundo Bambi diz:

    Boa Tarde!

    Raimundo Bambi, Jornalista de Profissão não conclui a leitura da vossa Carta Aberta a minha preocupação é a seguinte.

    Já ouve uma resposta da parte do Estado Angolano?

  9. LUIS MANUEL SIMÕES DE SÁ NOGUEIRA diz:

    SÓ PUBLICAM O QUE VOS INTERESSA

  10. LUIS MANUEL SIMÕES DE SÁ NOGUEIRA diz:

    CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DOS SANTOS É MAIS UMA ATITUDE SEM NEXO QUE OS FRACCIONISTAS SOBREVIVENTES FIZERAM PARA TENTAREM TAPAR O SOL COM A PENEIRA. O PRESIDENTE DOS SANTOS, É UMA PESSOA QUE ESTÁ AGORA A FRENTE DOS DESTINOS DA NAÇÃO E TEM PROCURADO UNIR OS ANGOLANOS DE CABINDA AO CUNENE. QUEREREM CULPÁ-LO DA MANEIRA ENÉRGICA QUE FOI COMBATIDO O FRACCIONISMO É EM PRIMEIRA MÃO TENTAR ENGANAR A JUVENTUDE ANGOLANA E EM SEGUNDA MÃO É MOSTRAR UM PROFUNDO DESCONHECIMENTO DA HISTÓRIA. É PRECISO QUE AS PESSOAS QUE LIDERAM A ASSOCIAÇÃO DE 27 DE MAIO NÃO TENTEM LANÇAR LENHA NA FOGUEIRA E TENTAR FAZER CRER QUE OS FRACCIONISTAS ERAM BOA GENTE QUE SÓ QUERIAM SE MANIFESTAR. EU TENHO 60 ANOS E VI COMO ESSA GENTE REAGIU E PRETENDIA DIZIMAR A FRÁGIL INDEPENDENCIA DE ANGOLA, SAÍDA NA ALTURA MUITO RECENTEMENTE DAS INVASÕES QUE TODOS CONHECEM.TENHAM JUIZO O POVO ANGOLANO ESTÁ A RIR-SE DE VOCÊS. VOCÊS QUERIAM DESTRUIR A PÁTRIA ANGOLANA.

  11. almeida diz:

    angola como qualquer outra nação precisa de mudanças. O bem estar de uma familia depende muito do que esta nas mentes dos tutor do lar.
    Quando uma familia não é organizada, isto mostra claramente que os tutor não estão preparados para liderar tal lar.
    Angola precisa de novos lider, não desta linha existente porque todus já estão viciados

  12. estevao diz:

    este pais está de patas ao ar,eu estevao,dou a minha maoior força para que esse movimento,concretize esses planos todos.angola é dos angolanos e tem que ser angolanos jenuino a gerir esse país.agradeço imenso pela iniciativa eu como angolano que sou darei o meu contributo.

  13. jorge M antunes diz:

    esse gajo do ze du nao xta cansado de roubar os angolanos ja basta os teus filhos serem milionarios,agora queres trocar a verdadeira historia de angola,o teu tempo chegara o poder nao é infinito todos aqueles que roubam essa terra serão julgados seus gatunos da nação.
    força a revolução,avante a revolução

  14. AMADEU BENOITE diz:

    OK VOÇES PASSAM A VIDA A DIZER QUE O PRESIDENTE DOS SANTOS É , FAZ, E MUITO MAIS, POIS EU NÃO SO DO PARTIDO DELE E NEM NUNCA QUERIA SER MAIS O K MAIS ME DEIXA TRISTE E KOM MIL E UMA REVOLTA SÃO DUAS COISAS

    1º OS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA NACIONAL QUE NÃO FAZEM NADA, PASSAM A VIDA ACONCORDAR CONTUDO ATÉ PARECE QUE O SEU TRABALHO E LEVANTAREM AS SUAS MÃOS PRA A PROVAREM O RIDICULO

    2º O PIOR DE TUDO SÃO OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO TODOS UMA CAMBADAS DE DESLEIXADOS K NÃO CONSEGUEM LUTAR DE IGUAL PARA IGUAL COM ELES E MANTER OS SEUS IDEAIS PATENTES.

    EX: A UNITA ( BASTOU O SEU UNICO E VERDADEIRO PRESIDENTE IR PRA O LADO DA GLORIA/DOR PARA MORRER A SUA IDENTIDADE A SUA GARRA, HIPOCRITAS

    ENQUANTO A OPOSIÇÃO NÃO PARAR DE DEPENDER DESSES…… E NÃO TER RECURSOS FIRMES,SOLIDOS E PRIVADOS TEREMOS SEMPRE UMA ANGOLA MULTILADA,

    JA XTAMOS FARTOS DE TAPAR AS VISTAS MESMO SEM CUBRILAS
    SE NÃO QUEREM A DIALOGO,DEMOCRACIA TRANSPARENTE E CLARA, ENTÃO SO ME RESTA UMA COISA ………………………………… !

    EU TAMBÉM XTOU DIXPOSTO

  15. John diz:

    O JES nao passa de um corrupto . Nao e uma questao de partido politico …

  16. John diz:

    O JES nao passa de um corrupto . Nao e uma questao de partido politico …
    Estas paiado

  17. John diz:

    Em relacao aos comentarios do Luis Sa nogueira, e bom nao comentar…
    Tenha vergonha, e ajude o povo angolano a julgar os carrascos da DISA e os seus sequazes…

  18. John diz:

    Muitos dos governantes angolanos sao analbetos ou sofrem de amnesia. Tenho alguns conhecidos ou colegas de liceu k nao esquecem o 27 de Maio.Sao MARXISTAS. Nao sao da Universidade do Catambor…
    Nao fazem parte dos cursos intensivos de engenharia da Uniao Sovietica
    Eles estudaram na Russia e nao esqueceram as leis do Stalin. Mexico…T

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.