Nito Alves e a Revolta Activa. O passado e as omissões de uma história mal contada

Nito Alves e a Revolta Activa. O passado e as omissões de uma história mal contada

No texto que o João Melo (JM) assinou a 26 de Maio do corrente ano (2008) no Jornal de Angola sobre “O 27 e o 28 de Maio” há uma referência histórica feita por ele que me chamou particularmente a atenção.

Em causa está uma omissão que é sintomática da forma como determinadas figuras e factos do passado são tratados no presente por determinados autores que depois acusam os outros de serem revisionistas.

A omissão está relacionada com a transmissão da ideia segundo a qual Nito Alves terá sido o único alto dirigente do MPLA da época a manifestar indisponibilidade para qualquer acordo com a Revolta Activa (RA) no sentido da sua reintegração como era desejo da maior parte dos membros que integravam aquela tendência do MPLA.

Com base numa breve investigação que a propósito realizei sobre o assunto, tendo como fontes elementos afectos à própria Revolta Activa cheguei a outras conclusões.

Primeiro não foi possível o acordo porque os representantes da Revolta Activa que estavam a negociar com a direcção do MPLA recusaram-se sempre a fazer uma autocrítica pública.

Não creio que esta condição preliminar fosse uma exigência da exclusiva lavra de Nito Alves, por mais poder que ele tivesse na época conforme relata JM.

De acordo com o depoimento de Adolfo Maria um dos membros da Revolta Activa que participou em algumas das reuniões de aproximação, a exigência da autocrítica foi formulada logo no primeiro encontro que contou com a presença do próprio Agostinho Neto no inicio das discussões.

A delegação da direcção do MPLA era composta por Lúcio Lara, Iko Carreira e Nito Alves, enquanto a RA fazia-se representar por Mário de Andrade, Amélia Mingas e Adolfo Maria.

Adolfo Maria refere a propósito que “a direcção propunha que nós fizéssemos uma autocrítica individual e depois poderíamos reintegrar o movimento…

Em todas as reuniões que depois se seguiram (terá havido mais duas ou três) a exigência da autocrítica manteve-se até à ruptura definitiva que culminou com a prisão da maior parte dos membros daquela tendência do MPLA pela DISA.

Nas últimas duas reuniões, segundo a mesma fonte, Nito Alves esteve sempre acompanhado por Carlos Rocha Dilolwa (ambos já falecidos), que nunca fez qualquer pronunciamento dissonante. Antes pelo contrário.

Ao que me foi dado a saber Dilolwa e Nito Alves terão sido os dois membros da direcção do MPLA que mais se bateram pela exigência da autocrítica. Curiosamente Dilolwa viria a autocriticar-se meses mais tarde após ter reconhecido desvios de esquerda na sua conduta na sequência da sua militância paralela nos banidos Comités Amílcar Cabral (CACs).

Não foi só Joaquim Pinto de Andrade que não foi preso na época. Para além dele sabe-se que Spartacus Monimambo e Amélia Mingas também não foram encarcerados.

Joaquim Pinto de Andrade terá escrito nessa altura uma violenta carta de protesto dirigida a Agostinho Neto chamando-lhe de Cônsul e alertando-o para o efeito de boomerang da repressão, que o regime do MPLA estava a levar a cabo contra os seus adversários.

As cadeias em Angola nunca estiveram vazias.

Estas e certamente muitas outras informações que andam por aí, falam bem da impossibilidade de se contar a história de Angola tendo apenas em conta uma versão dos factos.

Enquanto os interesses políticos comandarem a “investigação” histórica, vamos continuar a discutir nos jornais o passado, o que já não é nada mau, se tivermos em conta o pretérito mais do que imperfeito (asfixiante) deste país.

Aqui graças à liberdade de imprensa (que estamos com ela) já posso dizer que estamos sempre a subir.

Ainda muito lentamente, mas estamos.

27 de Maio - 31 anos

Wilson Dada
Jornal Angolense

Sugestões

32 Respostas

  1. patricio diz:

    a muito gostaria saber a verdade sobre o 27 d maio

  2. henrique diz:

    O PRESIDENTE AGOSTINHO NETO TAMBÉM QUIZ NEUTRALIZAR FISICAMENTE OS MEMBROS DA REVOLTA ACTIVA NO PERIODO QUE CICUNDAVA A CONFERÊNCIA DE LUSAKA.
    UMA DAS PROVAS FOI O ASSALTO DA SEDE DA REVOLTA ACTIVA EM BRAZZAVILLE ,REP DO CONGO ONDE ESTAVA ALOJADO O MARIO PINTO DE ANDRADE.
    NUMA NOITE EM QUE O MARIO PINTO DE ANDRADE NÃO SE ENCONTRAVA LÁ HOSPEDADO POR RAZÕES DE SEGURANÇA FOI INVADIDIDO POR POR UM INTRUSO QUE CONSEGUIU ENTRAR COM UMA CHAVE FALSA E POR E POR POUCO ENTRARIA NOS APOSENTOS ONDE COSTUMA ESTAR O MARIO PINTO DE ANDRADE,QUE NESTA NOITE NÃO PERNOITO NESTE LOCAL.
    O INTRUSO FOI SURPREENDIDO COM UMA REACÇÃO VIGUROSA DOS MEMBROS DA REVOLTA ACTIVA QUE SE ENCONTRAVAM NESTA INSTALAÇÃO QUE SENTIRAM UMA CHAVE FALSA A RODAR A FECHADURA.
    AO SOM DO PRIMEIRO TIRO QUE NÃO ACERTO O INTRUSO E A SEGUNDA BALA TER INCRAVADO ELE CONSEGUIU FUGIR.
    PERANTE O DESEJO DE NETO EM LIQUIDAR OS MEMBROS DA REVOLTA ACTIVA O PRESIDENTE MARIEN NGUABI QUIZ EXPULSAR O NETO E OS SEUS SERVENTUARIOS DO CONGO BRAZZAVILLE.

  3. PEPE diz:

    num discurso de agradecimento a um prémio, a dada altura,a propósito da demolição do palácio DONA JOAQUINA, PEPETELA diz: “TEMOS O DIREITO E O DEVER DE EXIGIR QUE UM INQUÉRITO PÚBLICO SEJA FEITO E AS SUAS CONCLUSÕES DIVULGADAS NO MAIS CURTO ESPAÇO DE TEMPO. E QUE OS CRIMINOSOS SEJAM CASTIGADOS, SEJAM QUEM FOREM.” porque será que PEPETELA nunca exigiu que os criminosos que fizeram O 27 DE MAIO fossem castigados?

  4. NDU diz:

    no livro “PORTANTO…PEPETELA”, das edições CHÁ DE CAXINDE, na pag 83, NDUNDUMA diz: “ASSIM, QUEM SABERÁ DIZER UM DIA Q TAMBÉM PEPETELA TRAVOU POR ANGOLA COMBATES NO CHONGORÓI, NO LOBITO E NOUTRAS LOCALIDADES DA BENGUELA DE ANGOLA? QUEM ERAM OS SEUS COMPANHEIROS DESSES DIAS? E NO LESTE E EM CABINDA? (…)E NA TRAGÉDIA DE MAIO? (…)” NDUNDUMA, queixa-se de não haver pessoas interessadas em fazer a história verdadeira de Angola. è caso para perguntar pq não começa ele a escrever e a contar em fascículos como fez nos idos anos de 76/77?

  5. JUJU diz:

    portanto … meus caros PEPETELA, NDUNDUMA, JUJU, ABRANCHES, LUANDINO, RUY, JOÃO MELO E OUROS Q HOJE SÃO NOMES IMPORTANTES E COM TANTOS PRÉMIOS, POR FAVOR E POR RESPEITO PELOS VOSSOS FILHOS, TENHAM A DIGNIDADE DE ESCREVER SOBRE O 27 DE MAIO, MAS SEM METÁFORAS PARA Q TODOS ENTENDAM REALMENTE O Q SE PASSOU E NÃO COMECEM A DEITAR A CULPA PARA O VIZINHO POIS TODOS VOCÊS SÃO CONIVENTES DE UMA GRANDE MONSTRUOSIDADE. POR AMOR À LUÉJI, ONDJAKI E OUTROS

  6. Olinda humildade diz:

    Sou filha d um revolucionario d 27d maio apartir da disa secretario d nito alvez tenho 34anos o q me dizem quem matou meu pai? Se voces existem resposta urg. Quem matou o humildade?

  7. Calupeteca diz:

    Pela informação que colhi, pelo que li, PEPETELA participou nesta repressão, julgamentos que levaram ao fuzilamento de muitos compatriotas. Portanto, creio que só depois de um célebre e sério interrogatório a ser dirigido por uma investigação independente, imparcial (um dia desses se os homens de boa vontade se empenharem no caso) se saberá concretamente o que aconteceu. Como eles há muitos. Muitos dos carrascos ainda estão em vida (Onambwe, Mendes de Carvalho, Kundy Pahama, JES, Higino Carneiro e tantos outros que hoje constituem a elite da Nação Angolana).

  8. BEN BEN -ITALIA diz:

    caros angolanos e compatriotas,sou um cidadao que gostaria que a nossa era seja contada a verdade,sobre o 27 de maio,em qual,homens de grande coragem combateram os colonialistas e deram as vida e o sangue para a nossa patria.o desaparecimento fisico desses homens que os podemos definir herois nacionais,cuja a causa,continua a ser misterio.faz parte da nossa historia,tudo que foi o contributo desses herois nacionais.o povo angolano deve saber a verdade desses herois,nunca vai passar no silencio,mesmo se as novas geracoes nao sabem,mas irao de saber o que passou esatamentedo 27 de maio 1977.o governo angolano,e as instituicoes,podemos comemorar nessa data,tambem lembrando o soldado disconhecido,seja um dever moral historica do povo angolano.o povo angolano,nunca odem esquecer quem combateu dia e noite para a nossa liberdade,e a todos os povos oprimidos do mundo.nito alves e tantos outros ;a vossa luta foi justa,sois os nossos martirs da nossa revolucao,a vossa historia sera contada nas nossas futuras geracoes quanto sacrificaram para o nosso povo e a nossa republica..a historia nunca se pode mudar,viva os herois e vivem na nossa memoria pra sempre.viva angola e os angolanos,a revolucao continuara…e as nossas historias,havemos de lembrar.

  9. jose guilherme diz:

    a vontade do poder e todos os tres eram uns verdadeiros assasinos pelo poder eles matariam ate os pais ou filhos essa grande naçao nao mercia ter passado o que passou mas todo deve vir á tona bom dia

  10. Eli-boy diz:

    Gostaria q estes assassinos dessem explicacao da barbaridade q fizeram, em vez d falarem q a unita fez, como se as faplas e ate mesmo as FAAs jogassem apenas play.

  11. LUIS MANUEL SIMÕES DE SÁ NOGUEIRA diz:

    DESCULPEM MAS EU TENHO NECESSIDADE DE ESCREVER POIS OS FRACCIONISTAS ESTÃO DE TAL MANEIRA BARALHADOS, QUE ATÉ DÁ GRAÇA. PELA PRIMEIRA VEZ OUVI QUE NITO ALVES MORREU ENTRE 1980 E 1990, ISTO DITO POR ALGUEN QUE DIZ SER SUA FILHA. DE FORMA INSULTUOSA, TRATA O PRESIDENTE DE ANGOLA COM TODOS OS IMPROPÉRIOS, DE TAL FORMA QUE NÃO POUPA NINGUÉM. DE FACTO SE É FILHA DE NITO ALVES TEM A QUEM SAIR. NÃO É CORRECTO QUE SE APAREÇA NA INTERNET COM ÓDIO DE TAL FORMA QUE JÁ NEM SE RESPEITA NINGUÉM É SÓ INSULTAR, MAS ESSA MENINA, SENHORA OU SEI LÁ O QUÊ DEVE LEMBRAR-SE QUE ESTE PAÍS ANGOLA TEM LEIS E QUEM FALA A TOA PAGA PELO SEU CRIME. ESTAMOS NA TOLERANCIA 0 E ISTO NÃO É SÓ PARA DINHEIROS É TAMBÉM PARA A LINGUA. O TEU PAI NÃO TEVE JUIZO, O TEU PAI FOI UM AMBICIOSO DESMEDIDO, TEVE A SORTE QUE MERECE MAS ATENÇÃO ESSA DE SE DEITAREM A ADIVINHAR SOBRE A DATA POSSIVEL DA MORTE DE NITO ALVES É RIDICULA.OUTROS JÁ ADIVINHARAM E DISSERAM QUE FOI ATIRADO DE UM AVIÃO, ENFIM CRIAR CONFUSÃO É O APANÁGIO DESTE TIPO DE GENTE. OH MINHA SENHORA COMO É POSSIVEL QUE ALGUÉM DE BOM SENSO POSSA ATENDÊ-LA QUANDO DESRESPEITA TODO O MUNDO? NÃO É POSSIVEL. ACHA CORRECTO FALAR DOS FILHOS DO PRESIDENTE COMO BRANCOS, MESTIÇOS, AMARELOS, ETC. ISTO É LINGUAGEM ACEITÁVEL? ACHA QUE SE NOS ESTADOS UNIDOS OU NOUTRO PAIS USAR DESTA LINGUAGEM OS ORGÃOS DE JUSTIÇA VÃO DEIXÁ-LA QUIETINHA, CERTAMENTE QUE NÃO. O RESPEITO PELOS OUTROS É BOM, EU POSSO NÃO ADMIRAR ALGUÉM MAS TENHO QUE RESPEITÁ-LO POIS ANGOLA NÃO É UMA ANARQUIA É UM ESTADO DE DIREITO

    • black star diz:

      caro leitor Luis Manuel Simoes De Sa Nogueira nota-se claramente o odio q sentes pelo Nito Alves dizes q a suposta filha de Nito alves isulta o PR, tu fazes exactamente a mesma coisa ao tratares o Nito como alguem ganancioso, com todo o respeito es completamente estupido.
      Agostinho Neto n cumpriu os acordos de alvora, alto proclamou-se presidente de Angola que nome se da a isto? Heroi Nacional

      • medalha vazia - ti medalha diz:

        ti black heroi ? o mayor que nos lixou e bem ? nao imortal …. lixou tudo pq so queria tudo pra ele … kota nogueira tas a jajerar … o nito era a nossa salvacao nao vez e so ler as tezes ia ser melhor queno mandela … nao vez pelo que eles dizen? um anginho ! a nossa salvacao na altura !

    • o misterioso justicero diz:

      Por este e outros motivos que o M.P.L.A, luta p’ra se manter no poder.Porque estão cientes do que vai acontecer quando nós ANGOLANS recuperarmos o nosso país. E para ti amigo Luís Manuel Angola hoje é tudo, menos um estado de direito. Mas isso já vai acabar, porque nós ANGOLANOS de verdade, já não queremos o M.P.L.A

    • Adz silva diz:

      Angola um estado de direito? ha ha aha aha essa foi boa… quanta ingenuidade.

    • Miguel domingos diz:

      Angola é um estado de gatunos,dirigentes assassinos,isto sim chegam de aldrabar o povo estamos fartos dessa merda!..o.k.
      Nito Alves Valeu …Nito Alves pra sempre..
      O M.P.L.A-é assassino temos que reconheçer isso.

    • John diz:

      O Luis Nogueira conhece todos os fraccionistas. Deve tambem saber onde sao as valas comuns. Talvez este senhor possa ajudar muitas familias a encontrar os restos mortais dos seus ente-queridos.
      Talvez possa dizer muita coisa…

  12. jose guilherme diz:

    meus caros irmaos numa revoluçao sempre á exageros tudo por causa do poder mas enfim aconteceu e vamos virar a pagina e ficarmos com um povo feliz que está na hora chega de maguas e vamos unidos para uma terra boa e que todo mundo viva feliz

  13. fulano diz:

    acreditem k isto tudo é uma bola e com uma faca de dois gumes dentro. lembrem-se que quando completamos mais uma rionha primavera o sol volta exactamente na mesma posição do dia em que nascemos. pois, saibam que as mesmas frcçõe existem ainda, e mais, criaram-se outras, que quando JES decidir pôr o seu filho no poder haverá outras e mutas revolta, ou seja, a bola vai girar e voltar no mesmo sítio de 27/05/1977. podem gravar isto. muitos vão se rir e muitos vão chorar e o povo já não ficara a par disso com antes!!!

  14. jose guilherme diz:

    tudo que aconteceu em angola foi culpa de portugal por nao saber conduzir a politica portugal precisava mais 5 anos para dar au povo angolano uma patria sem rancores e sem raçismo isso deveria de ser o general deslandes que teve tudo para se tornar independente de lisboa e claro chamva o povo angolano e o dr agostinho neto e o dr holden roberto e pronto angola livre sem um tiro faziam um governo provizorio de uns 3 a 4 anos e estava resolvido o probelema nao seria facil mas iam conseguir sem muito sofrimento do povo mas nada deu certo agora vamos respeitar as autoridades e estudar e trabalhar muito porque o povo angolano a muito bom porque angola nao é só petrolio tem muita coisa tem um solo muito fértil

  15. Toddy Valladares diz:

    Estou boquiaberto….

  16. guilherme diz:

    eu conheci nito alves que nem tinha esse nome ele trabalhava em lunda num emprego muito bom porque ele foi ser turra teve o que mereceu ok ele era um cara legal

  17. O Membro Politico da F.P.A. em Luanda diz:

    O Povo angolano quer combater o governo da Mafia do Senhor José Eduardo dos Santos e a corrupção em Angola.

    O Presidente da FPA pede “tolerância zero” à corrupção e com o governo da Mafia do Senhor José Eduardo dos Santos.

    “O melhor é comprometermo-nos com uma espécie de tolerância zero (à o governo da Mafia do Senhor José Eduardo dos Santos e à corrupção em Angola”, afirmou o povo angolano no discurso de abertura da III sessão do comité central da FPA que hoje tem lugar em Luanda.

    O que nos resta agora é tirar o José Eduardo do poder! unidos nada é impossivel. caro irmaos, sem violencia alguma mas intelectualmente nós podemos o tirar do poder

    Povo Angola,abre os olhos o MPLA ja esta no poder a muito tempo e ja estamos saturados com a sua fanta politica.vamos eleger outro partido mas o MPLA ten que ficar na oposicao para que haja mas control.
    O FUTURO DO POVO ANGOLANO F.P.A.
    O Membro Politico da F.P.A.
    Francisco Mendes Zeze
    Luanda – Angola

    • kikas diz:

      FPA? O que é isso? Mas na net é para escrever porcarias? Onde vamos chegar? Já passam mais de 30 anos do 27 de maio e ainda continuamos rancorosos? Perdi um parente nesta data, mas a vida não pára meus senhores. haja responsabilidades. Obrigado.

  18. Guilherme diz:

    o povo de angola sempre foi bom mas os turras mandaram tudo que era branco embora,nao deveriam ter feito isso e vcs o fizeram agora nao tem mais jeito vamos esperar mais de 100 anos para sermos um pais essas etenias nao vam a lugar nenhum ok e saúde a todos e respeitem os homens do poder e fui

  19. Guilherme diz:

    nao adianta tudo já passou agora o que se tem a fazer,peimeiro respeitar as autoridades e quando tiver eleiçao o povo saberá escolher bons puliticos coisa dificil mas um dia vamos acertar,agora falar em nito alves a perder tempo ele nao mais volta. pode-se sim fazer a historia dele. o povo sim tem que ver as melhores pessoas e votar nas melhores sejam de que partido forem e só assim o povo de angola vai viver melhor mas vai levar muitos anos.

  20. Guilherme diz:

    meus queridos angolanos.vamos com calma porque nós destruimos tudo mandamos todos os brancos embora e os quais fizeram muita falta para o povo angolano,ai ficamos trinta anos em guerra tudo ficou destruido e para construir tudo de novo leva muito tempo e sacrefiço para o povo vam com cuidado porque guerra a nogenta e a ruim para todos eu estive ai combatendo,mas via o povo angolano todo do nosso lado e nao tinha mais guerra as forças armadas em 1965 já eram 70 por cento angolanoas e eu vim em 1967 e para ser franco chorei quando sai de luanda pois o povo pacato e elagre luanda uma cidade linda nada tinha haver com as cidades dos congos muito especial a cidade de matadi do congo ex-belga que podridao eu estive em nóqui e fui la muitas veses o negro ali era despresado mesmo. temos que respeitar a democracia e claro as autoridades porque foram eleitas pelos angolanos vai ter novas eleçoeis e o povo vai escolher os melhores e muita saúde e paz para esse povo angolano e fui

  21. romeu do poster diz:

    angola e um pais rico mais os governantes não sabem governar esta republica eles deixam entraer muitos estrangeiro no pais elegalmente.o mpla precissa sair do poder porque eles são muito gatuno. os filho do jose eduardo dos santos são milonario a onde eles trabalharam prate esse todo dinhero zedu precissa sair do poder niguem li quero mais porque ele gatuno

  22. Agnaldo Florenço diz:

    Meus caros compatriotas sou do MPLA CONTUNDO RECONHEÇO QUE EM ALGUNS MOMENTOS HAJA FALHA E ERROS NA NOSSA GOVERNAÇÃO MAS AINDA ASSIM ESTO ~ESPERANÇOSO EM PODER USUFRIR DA TRANQUILIDADE QUE A PAZ NOS OFERECE POR ISSO PEÇO …VAMOS DECIDIR O FUTURO DO NOSSO PAIS NÃO PELA FORÇA DAS ARMAS MAS SIM PELA FORÇA DAS ELEIÇÕES. TANTO ALVOROÇO PRA QUE … VAMOS AGUARDAR AS ELEIÇÕES DE 2012 E ESPERAR QUE VENÇA O MELHOR … O MPLA …OU SEJA LÁ O QUE VCES QUISEREM QUE SEJA MAS NADA DE VIOLENCIA CHEGA DE GUERRA MUITOS XTAM CANSADOS DE SOFRER.

  23. Guilherme diz:

    meus caros irmaos ou melhor mais du que irmaos vamos todos dar as maos e rezear para termos eliçoes livres e democratas e parem de falar tanto do sr.dr. JOSÉ EDUARO DOS SANTOS.afinal ele a presidente de um grande pais por isso temos de respeitalo e a todos os membros do governo.deixem chegar 2012 vai ter eleiçoes e que o povo escolha e que ganhe o melhor e seja o partido que for, mas que vai demorar muito para concertar esse grande pais e de um povo maravilhoso por ouve muitas falhas tanto do lado portugues tanto do lado dos angolanos foi tudo mal feito já em 1960 portugal deveria agir diferante,mas nao agiu agora vamos trabalhar e com muita aguda do povo portugues poie hoje já tem mais portugues em angola do que tinha em 1950 nao adianta somos irmaos temos o mesmo sangue e saúde a todos.

  24. Mauro P. diz:

    antes de mais eu aproveito estes espaços para parabeniza-los,pela criaçao deste Website uma vez que nos jovens que somos o futuro da naçao embora os politicos e corruptos teem nos ocultado a nossa liberdade de expressao,nos abrindo mais espaços para o Alcoolismo e outros meios para a nossa perdiçao.
    vamos continuar a divulgar a verdade porque diz o proverbio vos buscais a Verdade e a verdade vos libertara.

  25. LeoLeandro Plácido HACKER diz:

    Tenho 21 anos de idade, sou estudante da faculdad d economia da U.A.N… Ate xta data nunca tinha sabido nada sobre o 27 d maio d 1977… Soube dexta data por intermédio d uma senhora idosa, q aparentava ter uns 60 anos… Ela xtava no mxmo taxi q eu, qndo me dirigia a faculdad, xtava frustrada falando sobre os vários problemas da vida dela e assim ela ia falando por toda a viagem sobre mtas coisas inclusive xta data! tive a curiosidade d procurar saber mais sobre isso, enfim!!! É bom q as futuras gerações saibam sobre a vrdadeira historia do seu País, mas no meu ponto d vista isso não implica um motivo d pánico… Pois eu axo q dvmos fazr as pazes com o passado e continuar a construir o nosso País! Saibam Q HEROIS, SÃO PESSOAS Q FIZERAM O Q ERA NESCESSÁRIO FAZER… Paz e Amor a todos os angolanos d Cabinda ao Cunene, do Mar ao Leste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.